Buscar no site

Volta às aulas e inverno podem aumentar números de catapora

A doença é mais comum em crianças entre 1 e 10 anos

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 04/08/17
  • 12:00
  • Atualizado há 350 semanas

As férias escolares acabaram e agora é hora da criançada voltar para a sala de aula. Por conta do tempo seco e do inverno, todos devem ficar atentos para o possível contágio da catapora, que é especialmente comum em crianças de 1 a 10 anos de idade.

Nilsa Leite, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis, afirma que até o momento não houve nenhum surto da doença, mas que ela é altamente transmissível e exige cuidados. Em 2016, foram registrados sete surtos em unidades escolares da cidade.

"A varicela, também chamada de catapora, é uma doença infecciosa aguda e altamente transmissível. Ela é causada pelo vírus varicela-zóster e é comum principalmente em crianças, com idades entre 1 e 10 anos. Apesar de ser uma doença relativamente simples, ela pode ter evolução grave e até causar óbito. Esse risco é maior em adultos e em pessoas com imunodeficiência", afirma.

Qualquer pessoa pode pegar catapora, especialmente em áreas urbanas e de grande aglomeração. Ela pode ocorrer durante todo o ano, mas o período entre o final do inverno e o início da primavera tende a ser o mais crítico.

"Geralmente a infecção ocorre através da mucosa do trato respiratório, ou seja, por gotículas de saliva, espirro ou tosse. Também é possível contrair a doença por meio do contato direto com o líquido das vesículas, ou das bolinhas, como são chamadas. A orientação é que, caso o adulto ou a criança contraia a doença, procure o médico e assim a Vigilância Epidemiológica será notificada", salienta.

Os principais sintomas da catapora são febre baixa, mal-estar, dor de cabeça e dores musculares, seguidos de manchas e bolhas na pele. Caso a pessoa já tenha tido a doença uma vez, a chance de contraí-la novamente é pequena.

Como forma de prevenção, Nilsa informa que há vacina disponível na rede pública, mas apenas para um público específico.

"A doença pode ser evitada com a vacinação contra Varicela. O calendário vacinal do Estado de São Paulo contempla crianças de 15 meses de idade. No entanto, quando há notificação de casos em escolas ou creches, é realizada a vacinação nas crianças de 1 ano até 5 anos de idade do respectivo local", conclui.

Rede Privada

Apesar da rede pública só oferecer uma dose da vacinação contra a catapora, a enfermeira Daniela de Almeida Souza, do Centro de Vacinação Imunne, salienta que cada indivíduo deve ter duas doses de vacina.

"De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), toda criança ou adulto deve ter duas doses de vacina contra a varicela, comumente chamada de catapora, para estar realmente imunizado. O nosso calendário segue este esquema vacinal que, em crianças, a primeira dose deve ser aos 12 meses e a segunda, entre 15 a 18 meses. Nós temos disponível a vacina tetra viral, que imuniza não apenas contra a varicela, mas também contra sarampo, caxumba e rubéola", afirma.

Caso alguém não tenha tomado as vacinas quando criança, a vacinação também pode ser feita em adultos.

"Em adultos até 49 anos, nós também recomendamos as duas doses da tetra viral, com um intervalo de três a seis meses entre uma e outra. Já para quem tem mais de 50 anos, a vacina aplicada é contra a herpes zoster, que é como a catapora", salienta.

Daniela também frisa quais são as contra indicações da vacina.

"As contra indicações são para gestantes, crianças menores de 12 meses e pacientes imunodeprimidos, ou seja, que estejam fazendo tratamento contra o câncer, tenham HIV ou outras doenças que derrubem a imunidade", conclui.

Centro de Vacinação Imunne - Assis

Avenida 9 de Julho, 390, Centro

Telefones: (18) 3322-2551/ (18) 98152-2309 (Whatsapp)

Receba nossas notícias em primeira mão!