Buscar no site

PM dá dicas para diminuir furtos e roubos a residências

As dicas são especialmente para períodos de ausência prolongada

Redação AssisCity/ Foto: Arquivo

  • 10/08/17
  • 07:00
  • Atualizado há 349 semanas

Os furtos e assaltos a residências deixam moradores em estado de alerta. Assis tem alguns casos recentes, inclusive com ações violentas dos ladrões, que deixam as vítimas bastante assustadas.

A Polícia Militar de Assis, com o intuito de orientar a população, dá algumas dicas de como evitar a ocorrência deste tipo de ação dos criminosos.

"Comece a prevenção a furtos e roubos certificando-se de que sua residência estará protegida enquanto você estiver fora, especialmente no período de férias. O segredo é fazer com que sua casa aparente estar habitada. Tenha certeza de que todas as portas e janelas estão fechadas, e reforce portas, portões e janelas com trincos, trancas e cadeados internos. Nas áreas externas não deixe ferramentas e escadas, pois elas podem ser usadas para arrombamento. Examine os pontos vulneráveis de sua casa. Se possível, instale dispositivos de segurança, como alarmes, sensores de presença, reforço à tranca normal de janelas e portas. Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança. Suspenda correspondências e jornais dos quais você tenha assinatura ou peça para que alguém de sua confiança os recolha diariamente. Peça para que um vizinho estacione em sua garagem, especialmente à noite. Evite deixar sua casa toda apagada ou também manter luzes acesas diuturnamente. Procure instalar lâmpadas com fotocélula. Televisores e rádios podem ser programados para ligarem e desligarem em alguns horários", informa o Setor de Comunicação do Batalhão da Polícia Militar de Assis.

Além disso, a PM orienta que os moradores não deixem chaves reservas escondidas embaixo de tapetes, dentro de vasos, ou sobre batentes de portas.

"Também é importante que você não informe seus planos de viagem a pessoas que você acabou de conhecer ou próximo a pessoas estranhas. Nas ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas, abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem. Não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Evite colocar cadeados do lado externo do portão, pois isso pode denunciar sua saída. Desligue a campainha, assim você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se você está em casa. Ao chegar, procure identificar a presença de pessoas estranhas, antes de desembarcar de seu veículo ou entrar em sua casa. Caso existam sinais de arrombamento não entre em casa e cuidado no momento de descarregar seu veículo", conclui.

A Polícia Militar também oferece aos cidadãos o serviço de Ronda Programada para períodos de viagens. Para solicitar, basta ir à sede do Batalhão e preencher o formulário no endereço Travessa Brasil, 275, Vila Fiuza. Caso haja alguma ocorrência entre em contato pelo telefone 190, que funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

PM oferece serviço de Ronda Programada para períodos de viagens

Receba nossas notícias em primeira mão!