Buscar no site

Vereador solicita rotatória próximo ao antigo CAMA

A rotatória no local implica em mais segurança aos motoristas

Divulgação

  • 15/08/17
  • 14:00
  • Atualizado há 345 semanas

O vereador Sargento Valmir, presidente da Câmara, foi procurado por munícipes que residem nas proximidades do quilometro três da Avenida Benedito Pires, próximo ao Clube Campestre , antigo CAMA, e Cabiúna, alegando que o local está bastante perigoso, principalmente para adentrarem na pista, sendo este pedido uma demanda de vários anos, que inclusive não encontrou receptividade na administração passada.

A solicitação de uma rotatória no local prende-se ao fato de que a velocidade permitida para a avenida naquele trecho é de 80 km/h, de acordo com sinalização existente, porém os moradores, usuários da via, se deparam com a alta velocidade empregada por alguns motoristas e motociclistas no referido local.

Considerando que muitos motoristas e motociclistas ao saírem da área lindeira, ao entrarem na Avenida Benedito Pires para ter acesso à via em direção à cidade de Assis, acabam correndo risco de acidentes, além do fato de que alguns motoristas, embora devidamente habilitados, descumpram algumas regras de direção defensiva e preferencial.

No local o vereador observou que, para os motoristas que transitam no sentido Assis a Cândido Mota, o trecho da via fica no topo de um aclive, que tira a visibilidade tanto do condutor que trafega pela Avenida, quanto do condutor que aguarda no acostamento a possibilidade de adentrar na via, e, devido ao intenso fluxo em ambos os sentidos, a via fica bastante perigosa.

Pesquisado o site do DENATRAN, sobre regras que estabelecem critérios gerais para implantação da sinalização semafórica e rotatórias, ficaram demonstrados alguns exemplos de problemas em intersecções e possíveis soluções, em local de ocorrência de acidentes ou de risco potencial de acidentes, tem como causa provável não há brecha para transposição e exemplos de medidas que podem ser adotadas implantação de rotatória. As causas prováveis de acidentes são as velocidades de aproximação são elevadas ou há dificuldade para avaliar a velocidade de aproximação da transversal; exemplo de medida que podem ser adotadas com implantação de redutores de velocidade; e ainda, tem como causas prováveis as normas de preferência de passagem não são respeitadas, e exemplos de medidas que podem ser adotadas como implantação de rotatória.

Vereador Sargento Valmir, que é Policial Militar Rodoviário na reserva, esclarece ainda que o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito, além de que os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

Encerrou o requerimento afirmando que, a ordem, o consentimento, a fiscalização, as medidas administrativas e coercitivas adotadas pelas autoridades de trânsito e seus agentes terão por objetivo prioritário a proteção à vida e à incolumidade física da pessoa.

E diante de todo o exposto, o edil solicitou ao prefeito as seguintes informações: É possível implantar a construção de uma rotatória nas proximidades do km 3 da Avenida Benedito Pires, ainda este ano e, havendo a possibilidade, qual seria o prazo. Não sendo possível a construção desse dispositivo (rotatória), o vereador questiona qual é a alternativa viável para evitar acidentes naquele trecho da citada via.

Receba nossas notícias em primeira mão!