Buscar no site

Você sabia que cães podem doar sangue?

Assim como nos hemocentros humanos, o banco de sangue canino possui demanda alta

Meu amigo Pet

  • 16/08/17
  • 10:00
  • Atualizado há 349 semanas

Os cães são animais bem diferentes dos humanos, porém, em pelo menos uma coisa ambos se assemelham: a possibilidade de salvar vidas por meio da doação de sangue. Com o Projeto Vida - Banco de Sangue de Cães, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), centenas de vidas caninas já foram salvas graças à doação de sangue dos "melhores amigos do homem".

A docente do curso de Medicina Veterinária da UEL e coordenadora do projeto, Patrícia Mendes Pereira, afirma que o abastecimento do banco de sangue canino é de extrema importância para a vida dos bichinhos internados no Hospital Veterinário (HV).

"Atendemos muitos cães na emergência, em estado grave. Muitos desses animais atropelados, com doenças crônicas ou agudas. Eles chegam extremamente anêmicos. A gravidade da anemia deles é tão grande que às vezes não dá para esperar duas, três horas para começar a transfusão sanguínea", explica Patrícia.

Assim como nos hemocentros humanos, o banco de sangue canino possui uma demanda alta se comparada ao estoque. Dessa forma, a equipe está sempre em busca de novos doadores. "Como faltam doadores, às vezes chega um animal precisando de transfusão e a gente não tem sangue estocado. E muitas vezes esse animal acaba morrendo, por falta do atendimento imediato com o sangue."

A veterinária alerta, contudo, que nem todo cão pode ser doador. Além de uma criteriosa avaliação para verificar o estado de saúde dele, outras particularidades devem ser respeitadas, como: o cão deve ser de grande porte; pesar mais de 28 kg; ter entre dois e oito anos de idade; ser vacinado anualmente; e ser manso para que permita a coleta do sangue na presença do guardião.

"Isso é feito [os exames> tanto para que, de forma alguma, eles sejam prejudicados com a coleta de sangue, como para sabermos que estamos passando um sangue saudável, sem doença."

Além da chance de salvar a vida de outros cães, os animais doadores "de carteirinha" ainda recebem exames e vacinação gratuitos, mesmo após atingirem a idade máxima permitida.

Atendimento especial

O banco de sangue canino possui uma estrutura privativa dentro do campus universitário, a fim de gerar mais comodidade aos doadores e seus guardiões. "O laboratório para colher o sangue é separado do Hospital Veterinário. É um ambiente à parte", frisa Patrícia.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe do Projeto Vida através da página no Facebook ou pelo Instagram.

Através desse contato, um agendamento será feito no horário mais cômodo para o guardião do animal. "O proprietário deve agendar o atendimento. Por se tratar de um projeto de extensão, se chegar um doador de sangue sem agendamento, nós não temos uma equipe para colher o sangue na hora."

Receba nossas notícias em primeira mão!