Buscar no site

Artista assisense Alemão abre exposição Bem das Artes no dia 23 de agosto, em Assis

A proposta é levar as artes plásticas para os espaços de atendimento à saúde

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 18/08/17
  • 09:00
  • Atualizado há 347 semanas

Será inaugurada no dia 23 de agosto, quarta-feira, a exposição Bem das Artes, no Memorial Rezende Barbosa, em Assis. A exposição tem a curadoria do renomado artista assisense Anderson Lemes, o Alemão.

A proposta do evento é expor as obras de 17 artistas da cidade, incluindo ele, que foram convidados a produzir uma obra para 16 espaços de atendimento de saúde pública. Os artistas visitaram os locais e, diante dessa experiência, produziram as telas que serão expostas e, posteriormente, doadas para os espaços.

De acordo com Gisele Gonçalves Melles de Oliveira, que participa do evento desenvolvendo ações conjuntas com a área da educação, "as obras são singulares e ocuparão os locais de atendimento público na saúde local, possibilitando o encontro dos corpos que ocupam aqueles territórios com a experiência estética da fruição de uma obra de arte", afirma.

Alemão disse que a ideia surgiu há mais ou menos um ano e que felizmente será concretizado agora.

"Tenho em mente essa exposição há mais de um ano. Em 2016 participei de alguns eventos voluntários, especialmente em hospitais, e achei muito bacana. A ideia surgiu justamente por sentir que falta algo que seja visual nos hospitais. Muitas cidades da região têm grupos de palhaços, por exemplo, que vão fazer visitas aos pacientes, para alegrá-los e dar mais conforto. Mas ao mesmo tempo, venho percebendo que não havia obra de artes nesses espaços, especialmente nos hospitais públicos. Por isso tive a ideia e conversei com a Renata, diretora do Memorial Rezende Barbosa, e ela aceitou", afirma Alemão.

A exposição Bem das Artes começa em Assis, mas Alemão diz que a iniciativa irá se tornar um projeto ainda maior.

"Gostaria de começar em Assis porque é minha cidade natal e sempre que posso faço questão de que seja aqui. Eu e a Renata conversamos durante alguns meses e fomos reunindo pessoas que se interessaram em participar conosco. As obras já estão no Memorial e a exposição já está em fase de montagem. Vai ser muito legal especialmente pelo propósito, porque os quadros vão ficar expostos para o público geral e visitas de escolas, e depois eles serão doados para os hospitais e postos de saúde de Assis", salienta.

A identificação dos artistas com a proposta da exposição foi ainda maior, já que cada um deles escolheu uma Unidade de Saúde próximo à sua casa.

"Cada artista escolheu uma Unidade de Saúde próxima à sua casa. Eu, por exemplo, fiz do posto de saúde perto da casa da minha mãe, onde ela se consulta cotidianamente. Esse projeto vai se expandir para outras cidades e vai se tornar grande, mas uma das ideias que a gente deseja que fique é de conscientizar as pessoas ao fato de que elas também podem fazer algo para os hospitais e postos de saúde, sem depender apenas das autoridades. Estamos doando um quadro, mas se houver quem possa levar um vaso de flores, um banco colorido ou qualquer coisa assim, será ótimo. Como curador da exposição, o principal objetivo é fazer acontecer", conclui.

A abertura da exposição Bem das Artes será no dia 23 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h30. A entrada é gratuita e o endereço é Avenida Nove de Julho, 106, Centro. Para mais informações, acesse o site.

Anderson Lemes, o Alemão

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais