Buscar no site

"Um Reino sem Dengue" conscientiza alunos da região

Com patrocínio da Rio Paranapanema Energia, projeto visita escolas para estimular a leitura e combate ao Aedes Aegypti

Divulgação

  • 25/08/17
  • 15:00
  • Atualizado há 346 semanas

O projeto "Um Reino Sem Dengue" segue itinerando pela Bacia do Paranapanema, contemplando alunos da rede pública de ensino com sessões de contação de histórias e conscientização. Na próxima semana a programação visita mais cinco municípios: Maracaí, no dia 28; Cruzália, 29; Pedrinhas Paulista, 30; Florínea, dia 31; e Cândido Mota, em 1º de setembro. O circuito é patrocinado, via Lei Rouanet, pela Rio Paranapanema Energia - concessionária de oito hidrelétricas na região e subsidiária do Grupo CTG no Brasil.

De acordo com a gerente de Comunicação da CTG Brasil, Salete da Hora, o projeto tem como proposta engajar as crianças no combate ao mosquito Aedes Aegypti, prevenindo a comunidade contra a dengue, zika e chikungunya. "O tema é atual e relevante, e de maneira divertida é possível tratar a necessidade de eliminar este inseto que é transmissor de graves doenças", enfatiza.

O projeto usa a literatura e o teatro de bonecos para falar ao público infantil. Um ator da produtora cultural Villa7 encena a história de "Um reino sem Dengue" - livro de Alda de Miranda, com ilustrações de Ricardo Girotto - de forma lúdica, interativa e bem-humorada. Ao final, cada criança recebe um exemplar da obra.

Pela história, um reino sem doenças é invadido por um misterioso inimigo que deixa o rei enfermo. O melhor detetive das redondezas junta-se aos príncipes e súditos para desvendar o mistério. Ao descobrir que o grande vilão é na verdade o pequeno Aedes Aegypti, todo o reino inicia uma aventura que revela ao público como combater o perigoso mosquito invasor.

Aprendizado

Em Maracaí, que receberá o projeto no dia 28, a iniciativa é aguardada com ansiedade, conforme a supervisora de ensino, Tania Maria Garcia Neyer. "Cerca de 200 crianças vão assistir a apresentação. Para elas é uma atividade de conscientização muito importante, pois a dengue é um problema a ser combatido por todos nós. E trabalhar essa questão com as crianças é uma maneira eficaz de alcançar a sociedade, pois elas são multiplicadoras de informações", destaca.

O supervisor de ensino em Cândido Mota, Claudio Viccioli, afirma que a ação vai ao encontro dos anseios da educação municipal na tarefa de conscientizar e combater epidemias que atingem todo o País. "Essa apresentação teatral complementa o trabalho pedagógico que os professores já vêm trabalhando em sala de aula", diz.

Projeto usa a literatura e o teatro de bonecos para falar ao público infantil

Objetivo é engajar as crianças no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias