Buscar no site

Alunos da FEMA conhecem instituições em São Paulo

Visitas técnicas permitem aos estudantes ver de perto o funcionamento de grandes empresas

Silvio Moura - Assessoria de Comunicação FEMA

  • 04/09/17
  • 10:00
  • Atualizado há 342 semanas

A coordenação dos cursos das áreas gerenciais da FEMA promoveu importantes visitas técnicas nas últimas semanas. Estudantes de Administração e Ciências Contábeis viram de perto o funcionamento de grandes instituições.

O primeiro desses tours contemplou a Administração, no dia 18 de agosto. Cerca de 40 alunos da graduação conheceram as instalações da Natura, em Cajamar, e da Bovespa, na região central de São Paulo.

Na Natura, o grupo passeou pelas estruturas da companhia, conheceu aspectos institucionais e organizacionais da empresa que, além da fábrica, conta com diversas outras áreas com centro esportivo, creche, posto de saúde e praça de alimentação. A fábrica tem 3 mil funcionários e, além disso, a marca conta mais de 1 milhão de consultores em todo o país.

"Esse contato direto abre o olhar do nosso aluno para grandes corporações e suas boas práticas", destaca o coordenador e professor João Carlos da Silva que, na companhia da professora Valquíria Batista Bueno, acompanhou o grupo da FEMA.

A visita à Natura, uma das principais do setor de cosméticos do Brasil, também é essencial do ponto de vista ambiental, ressalta o docente. "A empresa é referência em termos ambientais e no chamado desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, eles contam com ações como a logística reversa para recolhimento de embalagens".

No período da tarde, a caravana da FEMA seguiu para a capital e desembarcou na Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo. Os alunos conheceram a história da instituição e aprenderam um pouco mais sobre o mercado financeiro e de forma interativa através de cinema 3D e simulação de compra de ações.

Ciências Contábeis

A ida à Bovespa também fez parte da programação para os alunos de Ciências Contábeis da FEMA, em 1º de setembro. "Conhecer uma das maiores bolsas de valores do mundo mostra para os estudantes outros caminhos profissionais que podem ser seguidos, como na área financeira ou na controladoria", diz João Carlos da Silva.

Antes, o grupo esteve na sede do CRCSP, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Os alunos, acompanhados dos professores Luciano José Merlin e Valquíria Batista Bueno, foram recebidos no auditório da entidade onde assistiram à palestra "As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho".

Na sequência, o tour seguiu pelas dependências da instituição com visita ao Espaço Cultural CRCSP, ao Centro de Memória da Contabilidade Paulista e à biblioteca.

As visitas técnicas demonstram o apoio da FEMA e o compromisso da coordenação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis em oferecer uma formação sólida. "Iniciativas como essas são importantes tanto do ponto de vista acadêmico quanto do profissional, já que o aluno passa a ter uma percepção ampla de mercado", diz o professor João Carlos da Silva.

Receba nossas notícias em primeira mão!