Buscar no site

FEMA participa do É Dia de Java na UFSCar

Alunos de Informática da FEMA tiveram encontro exclusivo com palestrantes

Silvio Moura - Assessoria de Comunicação FEMA

  • 05/09/17
  • 15:00
  • Atualizado há 345 semanas

Mais uma vez os alunos dos cursos de Informática da FEMA marcaram presença no "É Dia de Java", evento anual da UFSCar, a Universidade Federal de São Carlos, que neste ano chegou a sua décima sexta edição.

Ao todo, 42 estudantes das graduações de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, supervisionados pela professora mestre Diomara Martins Reigato Barros e a analista de sistemas Cintia Ferreira Carvalho, do CEPEIN, o Centro de Pesquisa em Informática, assistiram às palestras.

Entre os convidados, estavam profissionais representando Oracle, Red Hat e demais empresas de tecnologia. O objetivo principal é fortalecer a comunidade de desenvolvedores de software em Java, mostrar e atualizar os principais avanços dessa plataforma.

"Nas discussões deste ano se falou muito do Java 9 e as principais diferenças em relação à versão anterior", explica a professora Diomara Barros. "Outros destaques também foram os microsserviços e a era 'cloud', a computação das nuvens, e de que forma os bancos de dados estão preparados para essa realidade".

A FEMA está entre as instituições de ensino que mais leva estudantes ao "É Dia da Java". Em 2016, dos 200 alunos inscritos de 16 faculdades, 25% eram da FEMA. Atenta a esse número, o Departamento de Computação da UFSCar realizou um encontro exclusivo com os alunos da fundação, na véspera do evento.

Sérgio Donizete Zorzo, professor e pró-reitor de pesquisa da universidade, reuniu os palestrantes na sexta, dia 25 de agosto, para um bate-papo com os alunos da FEMA. "Ele estimulou os estudantes a seguirem se especializando e lembrou que a UFSCar tem diversos cursos, mestrado, opções de bolsa de estudos. Depois, fizemos um tour pelo setor de

computação", conta Cintia Ferreira Carvalho.

Para a professora Diomara Barros, a participação na décima sexta edição do "É Dia de Java" foi extremamente positiva. "Muitos temas para pesquisas e para o TCC surgem a partir desse contato com especialistas da área. Além de atualizados em Java, os nossos alunos voltam com a mente aberta para novas ideias".

O "É Dia de Java" é uma realização do Departamento de Computação da UFSCar, do grupo de usuários de Java "SouJava" e de empresas ligadas ao mercado e que tem produtos ou trabalham com a plataforma.

Alunos do curso de Informática da FEMA

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais