Buscar no site

Ação entre amigos presenteia idosa de Cândido Mota com casa sustentável

A previsão é que a casa seja entregue em um mês

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 08/09/17
  • 10:00
  • Atualizado há 345 semanas

Um grupo de amigos conseguiu, com bastante empenho, realizar o grande sonho da senhora Cacilda Maria de Morais Camargo, uma idosa de 67 anos que é moradora da Chácara dos Padres, em Cândido Mota. Eles se uniram para presenteá-la com uma nova casa, que deve ser entregue no prazo de um mês.

Julio Urbano foi o primeiro a tomar conhecimento da situação da idosa e a iniciar a mobilização.

"Há alguns meses recebi um pedido de ajuda nas redes sociais sobre a situação da casa da dona Cacilda. Uma vizinha dela havia feito a publicação e, depois de ver como a casa estava bastante precária, decidi ir até lá para ver de perto o que poderia ser feito. Encontrei com a vizinha e logo em seguida com a dona Cacilda, que veio me falar 'é você que vai construir a minha casa?'. Diante disso, não tive como não fazer nada. No final de maio, lancei a campanha Todos pela Cacilda, mas infelizmente ninguém encarou. Conversei com a Kátia e nós alavancamos a construção da casa juntamente com outros amigos e felizmente devemos entregar a casa pronta dentro de um mês, acreditamos", afirma.

Além de Julio, o grupo de amigos é formado por Kátia de Rezende Barbosa, Marcelo Arruda, Leandro R.D, Victor Paes e César Abreu. De acordo com Julio, a iniciativa tem a finalidade apenas de ajudar dona Cacilda e sua família.

"De fato trata-se de uma ação entre amigos e não tem nenhum cunho político. Nós nos sensibilizamos com a situação e por isso decidimos ajudar. A dona Cacilda não tinha condições de morar naquele local, tanto que ela passava o dia na casa da sua filha e só voltava para dormir. Nós vamos realizar alguns eventos para arrecadar fundos para o pagamento da obra, mas é recompensador ver a simplicidade e a felicidade nos olhos dela", salienta.

César Abreu é o arquiteto responsável pelo projeto da casa. Além de fazer parte dessa ação tão nobre, o arquiteto desenvolveu um projeto inovador e sustentável.

"Nós pensamos em um projeto que fosse rápido, barato e prático para executar, mas que atendesse às necessidades dela. Por isso pensamos na casa feita em um container. Ela é completamente segura, com isolamento térmico, acústico, estrutura elétrica e hidráulica, e com toda a estrutura necessária para ela morar. As paredes são de gesso e o container vem diretamente de Santos, com banheiro, quarto e sala. Ela chegou essa semana na cidade, já foi instalada e agora estamos acoplando a área da cozinha e da lavanderia, que vai ser feita em alvenaria, para que possamos finalizar os detalhes", explica.

César disse que o projeto inclui um teto verde, que vai deixar a casa mais fresca, além de dar um toque estético.

"O teto verde é uma alternativa sustentável para tornar a casa ainda mais fresca e vai dar uma estética bacana. Nós iremos fazer uma camada de manta, com uma pequena camada de terra por cima e plantas que sejam mais resistentes ao sol. As casas de container fazem parte dessa tendência de pensarmos no planeta e também é uma alternativa muito interessante ao modelo de casas populares, pois os custos são menores e o tempo necessário para a construção também é mais curto. Ao todo são 28 m² de área construída e isso demonstra que às vezes não precisamos de tanto espaço para termos boas ideias", acrescenta.

Sobre a sensação de fazer parte de uma ação como essa, César disse que é muito gratificante.

"Está sendo muito importante fazer parte disso, porque vemos tantas pessoas sem moradia e isso é o mínimo. É muito gratificante como arquiteto e também como pessoa. A partir dessa, queremos fazer outras, porque já vimos que dá certo", conclui.

Julio gravou um vídeo do momento em que Dona Cacilda e sua filha foram conhecer a nova casa. Assista:

Veja as fotos:

Dona Cacilda conhece sua casa nova

Casa construída em um container

Container vindo de Santos para Cândido Mota

Projeto arquitetônico tem visão sustentável e econômica

Antiga casa de Dona Cacilda

Receba nossas notícias em primeira mão!