Buscar no site

Licenciatura de Química da FEMA conquista 3 estrelas no Guia do Estudante

Publicação é referência na avaliação de instituições de Ensino Superior

Silvio Moura - Assessoria de Comunicação FEMA

  • 20/09/17
  • 15:00
  • Atualizado há 344 semanas

A Licenciatura do curso de Química da FEMA conquistou três estrelas no Guia do Estudante. O resultado é reflexo do intenso trabalho mantido pela graduação.

"Estamos muito felizes com essa notícia", diz a coordenadora Mary Leiva de Faria. "Isso mostra o comprometimento de todo nosso corpo docente, nossas pesquisas científicas e os trabalhos de TCC na formação de grandes profissionais".

A publicação, produzida pela editora Abril há quase três décadas, é referência na avaliação de qualidade de instituições de ensino. Para determinar o resultado, os cursos de graduação são submetidos a uma rigorosa análise.

Inicialmente, professores e coordenadores preenchem formulários on-line com informações do curso e os enviam ao Guia do Estudante. Uma comissão de mais de 8 mil pareceristas formada por coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores é acionada e avalia os cursos com notas de 1 a 5.

Cada graduação recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas - a menor e maior nota são descartadas. A quantidade de estrelas, dessa forma, é atribuída e os conceitos bom (três estrelas), muito bom (quatro) e excelente (cinco) são emitidos.

O curso, para ser avaliado, deve preencher alguns pré-requisitos. "O corpo docente é detalhado, estruturas de laboratórios, atividades de extensão", explica Mary Leiva de Faria. "Esses pontos importantes são levados em consideração pelos organizadores do Guia do Estudante".

"A Licenciatura de Química ser pontuada e reconhecida no ranking significa dizer que é um curso de grande qualidade", ressalta o diretor da FEMA Eduardo Vella. "Essas estrelas são motivo de grande alegria para todos nós".

O curso de Química da FEMA existe desde 1999, com formação em Bacharelado e Licenciatura. Em consonância com a demanda local de usinas de açúcar e de álcool, a graduação rapidamente se popularizou em Assis e região.

A formação em Bacharelado é mais focada na indústria, já a Licenciatura, que conquistou as três estrelas do Guia, atua na qualificação de professores. Em 2013, o curso, inclusive, passou por atualizações, em sintonia com as recomendações do Conselho Estadual de Educação.

"Houve um acréscimo de disciplinas mais voltadas à Educação e que tratam de aspectos como a construção e realização de um projeto pedagógico e o funcionamento de uma unidade de ensino", destaca Mary Leiva de Faria. "O estudante licenciado sai da FEMA conhecendo a realidade de uma escola".

Receba nossas notícias em primeira mão!