18 de Outubro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL
11/10/2017

Vereador reivindica mutirão de mamografias

Segundo o vereador Vinícius Símili, existe uma demanda reprimida no município e a população pede urgência no diagnóstico do câncer de mama

O vereador Vinícius Simili, durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 9, abordou a questão da realização de mamografias em Assis, a exemplo do que foi efetuado com os exames de Papanicolau em um mutirão promovido no último sábado, dia 7, pela Secretaria Municipal da Saúde.

O parlamentar explicou em tribuna que os exames de alta complexidade, como o caso da mamografia, são de responsabilidade do Estado e é o Departamento Regional de Saúde de Marília quem libera os exames ao Município de Assis. Essas informações foram retiradas da resposta ao requerimento do vereador Alexandre Cachorrão que, em abril, fez a mesma reivindicação.

De acordo com a resposta, o DRS de Marília libera mensalmente 260 mamografias para Assis. Contudo, há uma demanda reprimida no município e é por este motivo que o vereador Vinícius Simili quer saber a atual situação quanto à realização dos exames na cidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer é atualmente responsável por uma em cada seis mortes no mundo. Já o câncer de mama é a 2ª principal causa de morte entre mulheres nas Américas e o motivo desses altos índices está no diagnóstico tardio da doença.

"Gostaria de fazer um apelo ao município para que possa, dentro da legalidade, contratar uma clínica em Assis para efetuar um mutirão desses exames, pois sabemos da importância de se diagnosticar a doença em sua fase inicial para aumentar as chances das mulheres a um tratamento bem-sucedido", argumenta Vinícius Simili.

Além da mamografia, que é recomendado periodicamente às mulheres acima dos 50 anos, o autoexame das mamas pode ser feito mensalmente na prevenção desse tipo de câncer.

|


Asessoria Câmara
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Assiscity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 18/10/2017 05:10
+ VEJA TAMBÉM