Buscar no site

Anfiteatro da UNESP recebe nome do professor doutor Manoel Lello Belotto

Professores, alunos, funcionários e familiares do homenageado estiveram presentes na denominação do anfiteatro

Divulgação/ Gabriel Alves Bezerra

  • 30/10/17
  • 11:00
  • Atualizado há 338 semanas

Na sexta-feira, 20 , aconteceu a solenidade de denominação do anfiteatro da nova central de aulas da UNESP/ Assis: "Anfiteatro Prof. Dr. Manoel Lello Bellotto". Estiveram presentes familiares, amigos e colegas de trabalho do Prof. Manoel Lello Bellotto que, além de participarem do evento, relembraram vida e obras do professor.

O Prof. Manoel Lello Bellotto iniciou suas atividades em 1964 na faculdade chamada, então, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, passando a integrar o corpo docente do curso de História, recém-criado. Até o ano de 1991, ano de sua aposentadoria, o professor Bellotto teve uma trajetória marcada pelo exercício de várias atividades administrativas, dentre as quais a de vice-diretor e diretor da Faculdade de Assis, diretor da Faculdade de Música Maestro Julião, atual Instituto das Artes; foi designado também para a função de 1º pró-reitor e escolhido para administrar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília. Antes de se aposentar presidiu ainda a Comissão Permanente de Regimes de Trabalho da UNESP.

Sua esposa, Heloisa Liberalli Bellotto, falou um pouco da trajetoria vivida em companhia do professor Bellotto. Contou que o professor, assim que saiu de São Paulo, foi convidado para lecionar História no curso de Geografia da UNESP de Ourinhos, mas que ficou "imensamente alegre em vir para Assis lecionar História para alunos do curso de História".

Posteriormente, o Prof. José Luis Bendicho Beired, companheiro de trabalho e amigo do homenageado, contou aos presentes que sua vinda para Assis é devida mormente à influência do professor Manoel Lello Bellotto e que as pesquisas feitas pelo professor Bellotto são referência, até hoje, para quem estuda a História das Américas, e a elas recorrem com frequência os graduandos em História.

A diretora da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Profª Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, referiu que as lembranças que teve do professor Manoel Lello Bellotto são as de sua infância; ela conserva na mente os momentos agradáveis vividos por seu pai, o historiador Carlos Roberto de Oliveira, e o professor quando tocavam violão. Além disso, contou que a UNESP/Assis se beneficia até hoje de sua atuação como professor.

Por fim, facultou-se o uso da palavra aos presentes, especialmente à filha e à neta do homenageado, que referiram que o professor era apaixonado pela Faculdade e que sentia prazer em exercer a atividade de professor na Instituição.

O Prof. Mário Sérgio Vasconcellos, do curso de Psicologia, tocou e cantou músicas que ele e o professor Manoel Lello Bellotto sempre cantavam juntos.

Receba nossas notícias em primeira mão!