18 de Dezembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Aprenda a fazer a redação no ENEM

Por Claudinei Camolesi

E agora, primeiro eu respondo as questões ou eu faço a redação? Esse ENEM não tá fácil. Ops, "tá" é informal, é melhor eu usar "não está fácil".

Quer saber... Eu vou começar pela redação.

Nossa que tema difícil!!! Deixa eu ver, o professor me disse que a primeira etapa a fazer é criar uma tese referente ao tema - uma problematização. Por via das dúvidas, eu vou criar três teses, a que ficar melhor eu uso. Afinal, é preciso escolher a problematização ideal para que o texto fique coerente com o tema sugerido.

Essa aqui não! Essa ficou interessante... Pronto! A tese ficou ótima e coerente. A primeira parte está pronta, agora o jeito é rascunhar o texto.

Será que eu começo com a expressão: "Atualmente", "Esse é um assunto muito discutido" ou "Nos dias de hoje"? Ah não!!! O professor me disse que era para evitar essas referências abstratas que não são específicas.

Já sei, eu vou apresentar a tese e fazer alguns recortes para criar os argumentos.

Hum... Até que ficou legal esse primeiro parágrafo. Eu fiz tudo conforme o professor ensinou: eu apresentei a tese, especifiquei pelo menos dois argumentos e o essencial eu fiz a coesão entre as ideias com os conectores "e", "mas também", "com isso" e outros termos que deixam todo o texto amarrado.

Chegou a hora do segundo e do terceiro parágrafo, agora eu terei que desenvolver os argumentos apresentados na introdução. Nossa, como eu vou começar?

Lembrei! O professor ensinou que eu devo interligar um parágrafo ao outro através dos conectores. "Puts", a coesão e a coerência são importantíssimas, eu não posso cometer erros com esse requisito. Ninguém merece esse trabalhão!!!

Eu estudei muito. Com certeza nesse desenvolvimento eu vou arrasar, eu estou craque nesse assunto. Eu também assisti e li vários jornais que falam sobre isso. Pronto, os argumentos foram desenvolvidos com desenvoltura e com uma boa base argumentativa.

Agora, eu vou com tudo para conclusão do meu texto. Primeiramente, eu devo começar com uma expressão inicial de impacto... Legal, eu lembrei de uma que eu usei numa redação do simulado final que eu fiz na escola - "Por tudo o que foi apresentado".

Não! Essa é muito extensa, acho melhor usar uma mais curta - "Dessa forma" ou "Por isso tudo". Nossa como é difícil escolher essas expressões iniciais...

Deixa eu acabar esse texto logo, só falta a retomada da tese e uma intervenção que dê conta da problematização que eu citei logo no primeiro parágrafo.

Ufa! Acabei. Essa redação deu muito trabalho, porém, eu tenho certeza que ela ficou ótima. Agora é só torcer para que o meu texto alcance uma boa nota, uns 950 pontos já "dá pro gasto".




*Claudinei Camolesi tem 45 anos, é professor da E.E. Professor Ernani Rodrigues, além de escritor. Ele tem formação em Letras pela UNESP de Assis e Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Claudinei Camolesi
+ VEJA TAMBÉM