Buscar no site

Tupã poderá receber projeto ambiental que transforma lixo em energia

A proposta foi discutida na tarde da última sexta-feira, dia 3

Redação Diário de Tupã

  • 06/11/17
  • 08:00
  • Atualizado há 337 semanas

Tupã poderá receber um novo projeto ambiental que transforma lixo em energia. A proposta foi discutida na tarde da última sexta-feira, dia 3, entre o prefeito José Ricardo Raymundo (PV) e representantes de oito municípios da região, que se interessaram pela iniciativa.

Participaram da reunião, no Paço Municipal, o deputado federal Evandro Gussi (PV) e o deputado estadual Reinaldo Alguz (PV), que se comprometeram em colaborar com o projeto, por meio de recursos federais e estaduais.

O prefeito explicou que o projeto precisa de um bom volume de lixo para ser desenvolvido. "Tupã não tem cota para isso. Vamos precisar da parceria dos demais municípios", salientou.

Caso haja acordo entre os municípios, a prefeitura terá que definir onde o projeto será instalado e o sistema implantado para transformação do lixo em energia. "Isso pode acontecer com sistema de gaseificação. Mas temos que ver a viabilidade desse investimento e a melhor opção sobre a solução do lixo", ressaltou Raymundo.

A prefeitura terá que analisar se existe disponibilidade de créditos para o financiamento desse projeto, ou buscar parcerias com a iniciativa privada. Vale lembrar que investidores de Angola estiveram recentemente em Tupã para estudar a viabilidade da proposta.

O lixo depositado em Tupã seria queimado, transformado em energia e distribuído aos municípios conforme sua produção.

Lâmpadas

Durante a reunião, um outro projeto foi apresentado aos presentes. A proposta que poderá acontecer em parceria com os municípios é substituir as lâmpadas convencionais dos postes de energia elétrica, por lâmpadas de LED. "Estimamos uma economia de 60% nos gastos de energia elétrica com esse projeto", salientou o prefeito.

Nesse processo serão trocadas as lâmpadas e os reatores de energia.

A reunião contou com representantes dos municípios de Parapuã, Rinópolis, Iacri, Bastos, Arco-íris, Queiroz, Herculândia, Quintana e Tupã.

Receba nossas notícias em primeira mão!