18 de Dezembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Jornada de Enfermagem FEMA fala sobre doação de órgãos

Evento traz palestra e promove cadastro de medula óssea e encontro de doadores e receptores

A partir desta segunda, 6, até quarta, 8, tem a VI Jornada de Enfermagem da FEMA com o tema "Doação e transplante de órgãos e tecidos: Condutas da Enfermagem". Palestras e diversas atividades integram a programação.

Organizado pelos estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem, supervisionados pela coordenadoria da graduação, o evento tem por objetivo agregar conhecimento acerca dos desafios que o profissional da área enfrenta atualmente.

"Os profissionais colaboram com seus conhecimentos e experiências nos diversos setores que compõem a realidade atual de trabalho", diz a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora da graduação de Enfermagem. "O tema doação é abrangente e repleto de tabus. Vamos mostrar na Jornada a diferença na vida de quem recebe e doa um órgão".

A abertura é na segunda, às 20h, no Anfiteatro da FEMA com Débora Gutierres, coordenadora da OPO (Organização de Procura de Órgão) de Marília. A enfermeira traz a palestra "Entendendo o processo de doação de órgãos e tecidos".

Na terça-feira, manhã e noite, profissionais estarão na FEMA para realizar cadastro de medula óssea. "É um trabalho de orientação e conscientização da comunidade", conta a professora Rosângela Gonçalves da Silva. "O transplante de medula óssea atua no tratamento da leucemia, portanto, faz muita diferença se cadastrar e ser um doador".

Também no mesmo dia, às 20h, tem a apresentação de trabalhos científicos. Ao todo, 35 pesquisas inscritas serão avaliadas por uma banca formada por profissionais da Saúde. E, para encerrar a Jornada na quarta, dia 8, acontece um encontro com relatos de experiências de doadores e receptores de órgãos.

Para participar da VI Jornada de Enfermagem, os interessados devem se inscrever no site da FEMA. A taxa é de R$ 15 para alunos da instituição e R$ 25 para o público externo. Mais informações, www.fema.edu.br.



Assessoria Fema
+ VEJA TAMBÉM