Buscar no site

Brasilidade é abordada em evento viabilizado por cooperativas

O espetáculo foi apresentado para crianças das escolas Elisabete Soares Garcia, Zezé Leão e Horácio da Silva Leite, envolvendo cerca de 300 alunos

Coopermota

  • 09/11/17
  • 12:00
  • Atualizado há 333 semanas

Atores da Cia Clowbaret, de São Paulo, atraíram a atenção de pelo menos 300 crianças da educação municipal de Palmital em espetáculo "Máquina de Brasilidades" viabilizado pelo Circuito Sescoop de Cultura.

A Coopermota e o SicoobCredimota trouxeram o espetáculo para uma única apresentação na Concha Acústica de Palmital, em uma tarde bastante ensolarada. As crianças das escolas Elisabete Soares Garcia, Zezé Leão e Horácio da Silva Leite se espalharam pelo espaço à procura de sombra para acompanhar a brincadeira dos palhaços em momentos descontraídos de alusão à cultura brasileira.

O evento que recebe o apoio da Coopermota tem a proposta de aproximar a cooperativa da comunidade em geral e oferecer cultura e qualidade de vida às pessoas. Neste espetáculo, os palhaços brincavam com interpretações de iniciativas que lembravam temas ligados à brasilidade como a lenda do Bumba-meu-boi, o frevo e o cateretê, além de informações sobre a música e a culinária.

Para a diretora da escola Zezé Leão, Cristiane Aparecida Marques, a iniciativa é muito bem-vinda pelas escolas já que contribui para a formação das crianças. "Achamos maravilhosa a oportunidade!! As crianças não têm muita opção de cultura aqui na cidade e eventos como esses proporcionados pelas cooperativas são muito importantes", avalia.

Ela destaca que muitos dos temas abordados pelos palhaços eram comentados pelos alunos durante a apresentação, pois se tratavam de assuntos que já foram trabalhados com eles. "É uma boa forma de reforçar o que trouxemos a eles em sala de aula", diz.

Além de Palmital, outras cidades também foram contempladas com a apresentação do espetáculo via parceria entre cooperativas, como parte do Circuito Sescoop de Cultura. Contudo, entre as sete apresentações realizadas na região, apenas na última delas, em Palmital, foi possível encenar o espetáculo em céu aberto, como previsto anteriormente. Sob o sol forte da região, os atores se despediram do interior paulista e retornaram para a capital do Estado, onde atuam em museus e casas de shows.

,

Receba nossas notícias em primeira mão!