Buscar no site

Tecnologia garante bons resultados para quem tem medo de dentista

Na Sartori Odontologia existe atendimento com profissionais de alto nível e abrange todas as especialidades

Patricia Sartori

  • 09/11/17
  • 14:00
  • Atualizado há 336 semanas

A ansiedade e o medo são fatores de fuga ao tratamento odontológico, fazendo com que muitas pessoas não cuidem corretamente da saúde bucal devido ao famoso medo do dentista.

A noticia boa é que pode ser feito o controle da ansiedade a partir de meios farmacológicos e não- farmacológicos. Dentre os não-farmacológicos, o uso de benzodiazepínicos, por via oral, constitui uma boa alternativa para se obter a sedação consciente, em consultório, por apresentar uma ampla margem de segurança clínica, rápido início de ação, pequena incidência de reações adversas, facilidade de administração e baixo custo.

É muito comum em vários pacientes esse medo de ir ao dentista. Sobre isso dra Patricia Sartori comenta: "Não passo uma semana sem me deparar com algum paciente que diz ter medo ou trauma em relação a dentistas. Vejo vários não realizarem tratamento deixando sua saúde bucal ir por água abaixo!!!"

Apaixonada pelo que faz, Patricia Sartori está sempre em busca de se atualizar, a fim de oferecer o que há de melhor em tecnologias e técnicas para seus pacientes. Assim, já está sendo implantado na Sartori Odontologia a chamada sedação consciente a fim de proporcionar mais conforto aos pacientes, facilitando suas vidas em relação ao medo de dentista.

Vale lembrar que na Sartori Odontologia existe atendimento com profissionais de alto nível e abrange todas as especialidades, com especialistas para cada área dentro da Odontologia.

O QUE É SEDAÇÃO?

É uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência do paciente que não afeta sua habilidade de respirar e responder apropriadamente à estimulação física e ao comando verbal.

COMO É FEITA A SEDAÇÃO?

Antes do procedimento, um médico anestesiologista aplica um medicamento sedativo por via endovenosa (na veia). O tratamento odontológico é então realizado pelo dentista. O médico anestesiologista permanece na sala durante todo o procedimento ou cirurgia, monitorando o paciente, e também acompanha a sua recuperação. Existe também a sedação consciente por óxido nitroso na qual o paciente aspira um gás (óxido nitroso).

Na Sartori Odontologia é oferecida somente a opção de sedação endovenosa. Não é utilizado o gás pois não oferece suficiente tranquilidade a um paciente que tem medo.

PORQUE FAZER SEDAÇÃO?

Você pode ser um candidato a fazer a sedação se tem medo de dentista, medo de sentir dor, se irrita com o barulho do motor, não gosta da agulha de anestesia, tem medo do consultório odontológico, medo de sangue, broca de dentista, etc. O procedimento se torna simples para o paciente, pois ao acordar todo o trabalho já foi feito. Além disso, a sedação é feita em consultório sem necessidade de internação hospitalar. Mesmo estando consciente durante o procedimento, o paciente não se lembra do que ocorreu.

SEDAÇÃO É ANESTESIA GERAL?

Sedação não é anestesia geral. Anestesia geral utiliza medicamentos mais potentes e o paciente fica inconsciente, precisando do auxilio de aparelhos para respirar. Durante uma sedação simples o paciente permanece sonolento, porém acordado, consciente.

O QUE SE SENTE DURANTE A SEDAÇÃO?

A sedação na veia dá uma sensação de conforto para o paciente, que quase dorme mas fica consciente, além de facilitar o trabalho do dentista, que utiliza menos anestésicos e pode trabalhar mais rapidamente.

QUAIS PROCEDIMENTOS PODEM SER FEITOS SOB SEDAÇÃO?

Procedimentos simples ou complexos podem ser feitos. São exemplos de tratamentos que podem ser feitos sob sedação: restaurações, limpeza, cirurgias, cirurgia de implantes dentários, extração de dente, extração de siso, raspagem periodontal, entre outros.

QUEM PODE FAZER SEDAÇÃO?

Qualquer paciente com boa saúde geral pode ser submetido à sedação. Antes do atendimento Patricia Sartori alerta sobre a importância de solicitar exames como coagulograma ou outros, caso seja necessário.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias