25 de Novembro de 2017
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Calçada da Catedral, em construção, terá piso tátil acessível aos pedestres e deficientes visuais

As obras devem ser finalizadas ainda este ano

Os assisenses que passam pelas proximidades da Igreja Catedral têm reparado que o espaço externo da igreja está sendo reformado.

O que muitos talvez ainda não saibam é que o projeto de reforma tem a preocupação com a acessibilidade e facilitará a circulação dos pedestres e fiéis que passam pelo local.

O padre Oldeir José Galdino, pároco da Catedral, dá mais detalhes sobre as mudanças.

"Nós iniciamos as reformas primeiramente no interior da igreja e agora estamos na fase final da parte externa, incluindo a praça e a calçada. Especialmente na calçada, estávamos percebendo algumas dificuldades de locomoção dos pedestres. Todo o entorno da Catedral era feito em mosaico português e estávamos com dificuldades para a reforma, tanto por conta dos custos, quanto pela mão de obra específica para esse tipo de serviço. Pensando nisso e também na preocupação que temos com os pedestres, foi desenvolvido um projeto pelas arquitetas Ana Paula Bolfarini e Denise, que são arquitetas da Comissão Diocesana de Liturgia, e se preocuparam principalmente com a acessibilidade de todos", afirma.

A nova calçada da Catedral é construída com o chamado piso tátil, que auxiliará especialmente na locomoção dos deficientes visuais.

"Nós optamos por trocar o piso de mosaico português pelo piso tátil, que ajuda principalmente na locomoção dos deficientes visuais, por conta das faixas amarelas e vermelhas que direcionam o passo, tornando a calçada mais segura também para idosos, crianças e os assisenses em geral. A obra deverá ser finalizada ainda este ano, mas no ano que vem, toda a extensão da praça também irá ganhar o piso tátil. Afinal, trata-se de um espaço de uso público e que deve atender à população. Também iremos finalizar as obras de paisagismo, com o plantio de ipês amarelos e roxos, e do sanitário do coreto, para que tudo fique à disposição dos assisenses", salienta.

As obras de reforma também contam com o auxílio do padre Mauro Bentes.

"Queremos agradecer a contribuição dos fiéis e empresas de Assis para a realização desta obra, além de contarmos com a compreensão de todos por conta da reforma. Esperamos finalizar em breve, para que todos possam aproveitar esse espaço que vai ficar ainda melhor depois de finalizado", conclui padre Oldeir.


Obras da calçada da Catedral devem ser finalizadas ainda neste ano


Nova calçada terá piso tátil para permitir a acessibilidade dos pedestres


Praça da Catedral também deve receber o piso em 2018


Catedral já tem corrimãos para a segurança dos pedestres


Padre Oldeir José Galdino


Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity
+ VEJA TAMBÉM