Buscar no site

Saiba como se prevenir da Meningite B, uma doença que pode matar em até 24 horas

Cidades da região já registraram casos da doença, como Palmital, Paraguaçu Paulista e Cândido Mota

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 22/11/17
  • 11:00
  • Atualizado há 331 semanas

A Meningite B é uma doença muito séria e que precisa ser prevenida, pois os riscos são grandes. Trata-se de uma inflamação das meninges, ou seja, as membranas que envolvem o cérebro e que podem acarretar em problemas graves, chegando inclusive a poder matar o paciente em até 24h.

Os tipos de meningite são os mais diversos e para alguns deles há vacinas disponíveis na rede pública, como é o caso da Meningite C. Porém, no caso da Meningite B, a vacina está disponível apenas na rede privada.

O médico Leandro Souza explica como funciona a vacinação e quais são as indicações.

"A vacina contra a Meningite B é indicada principalmente para crianças a partir dos três meses de idade e pode ser aplicada em pessoas até os 50 anos. As vacinas são do tipo B e também a ACWY, que imuniza o paciente contra outros tipos da doença. Essa é uma das vacinas mais completas para a prevenção dessa doença que pode ser devastadora e levar o paciente a óbito em até 24 horas. A aplicação das vacinas tipo B e ACWY é feita em duas ou três doses, com um intervalo de um a dois meses entre elas. Para crianças a partir de um ano, é indicado o reforço", conta.

Somente neste ano, foram registrados casos de meningite em municípios da região como Cândido Mota, Palmital e Paraguaçu Paulista, sendo que neste último caso, ocorrido em maio deste ano, a paciente de 2 anos e meio não resistiu e faleceu, após contrair meningite bacteriana.

Doutor Leandro também explica como se dá a transmissão da doença.

"A meningite geralmente é transmitida pelo contágio entre as pessoas. Os vírus e bactérias que causam a doença podem ser transmitidos pela tosse, por um beijo, pelo compartilhamento de itens pessoais ou até mesmo por um espirro. Isso pode acontecer em qualquer lugar, especialmente em espaços públicos, e por isso a prevenção é tão importante. No caso das crianças, os médicos pediatras têm indicado a vacina ACWY e também a imunização contra a meningite tipo B, porque são doenças sérias e, devido ao risco de contágio muito rápido, a vacinação é importante o quanto antes. Além disso, o sistema imunológico das crianças responde melhor do que quando a vacinação é feita já na idade adulta e por isso a indicação", ressalta.

Bruna Fernandes tem uma filha de três meses e decidiu fazer a prevenção contra a meningite na rede particular, especialmente pela imunização dos outros tipos da doença.

"Eu procurei a rede particular porque a vacina é mais completa e previne contra mais tipos de meningite, não apenas o tipo C. Infelizmente os postos de saúde ainda não disponibilizam a vacina contra a Meningite B, que é uma doença bastante grave. Além de proteger a saúde dela, também percebi que minha filha não teve efeitos colaterais depois da aplicação, só uma febre bem baixa, mas que é comum e acredito que foi uma boa escolha ter procurado a rede particular", afirma.

Rede Particular

Em Assis, as vacinas contra a meningite tipo B e ACWY estão disponíveis no Centro de Vacinação Imunne. Os produtos são comprados com fornecedores credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante a qualidade.

A Imunne fica na Avenida Nove de Julho, 390, no Centro. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábados das 9h às 12h.

Para mais informações, os telefones de contato são (18) 3322-2551 ou 98152-2309 (WhatApp).

Enfermeira Isabele vacina criança de três meses contra meningite

Receba nossas notícias em primeira mão!