Buscar no site

Bancários fazem mobilização na Caixa pela defesa de sua função pública e social

A direção da Caixa pretendia votar a mudança do estatuto no dia 18 de outubro

Ello Assessoria de Imprensa

  • 08/12/17
  • 12:00
  • Atualizado há 332 semanas

O Sindicato dos Bancários de Assis fez uma mobilização nas agências da Caixa do município e da região nesta quinta-feira, 7 de dezembro, em defesa da função pública e social da instituição financeira. Nesta data ocorre reunião do Conselho de Administração (CA) do banco, na qual pode ser votada mudança estatutária que transforma a Caixa em sociedade anônima (S/A), abrindo portas para a abertura de capital e privatização.

A direção da Caixa pretendia votar a mudança do estatuto no dia 18 de outubro, o que só não ocorreu graças à mobilização dos empregados, que promoveram Dia Nacional de Luta na mesma data. O governo Temer, através dos representantes dos ministérios do Planejamento e da Fazenda no CA, pretende mudar o estatuto da instituição pública a fim de transformá-la em sociedade anônima, o que seria o primeiro passo para a abertura de capital, permitindo que o banco sofra especulação na bolsa de valores.

"O Conselho de Administração não pode mudar a natureza jurídica da Caixa, que foi instituída por uma lei. Por isso fizemos este protesto contra essa ameaça que está sendo ventilada por cima do Congresso Nacional e sem qualquer discussão com a sociedade", afirma o presidente, Helio Paiva Matos.

E acrescenta: "A Caixa é do povo e não visa apenas o lucro, como os bancos privados que aumentam seus resultados por meio da cobrança de juros altíssimos. A alteração para sociedade anônima irá prejudicar o caráter social do banco, que é o que garante o pagamento de benefícios sociais como o Bolsa Família, direitos trabalhistas como FGTS ou seguro-desemprego, e crédito imobiliário mais acessível para aquisição do sonho da casa própria", alerta.

Receba nossas notícias em primeira mão!