Buscar no site

Pedrinhas conquista o selo de 'Município VerdeAzul' e o prêmio 'Governador André Franco Montoro'

Pedrinhas ficou em 32º lugar, com 82,45 pontos

AsCom PM Pedrinhas Pta

  • 15/12/17
  • 08:00
  • Atualizado há 331 semanas

Na quarta-feira ,13 de dezembro, o vice-governador Márcio França anunciou o Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo. A divulgação foi feita durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A classificação deste ano foi para 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos.

Após cinco anos, Pedrinhas Paulista volta a conquistar a certificação do programa. A última vez havia sido no ano de 2012. Este ano, dentre as 48 cidades agraciadas, Pedrinhas ficou em 32º lugar, com 82,45 pontos.

E não foi apenas isso, Pedrinhas Paulista ainda recebeu o prêmio "Governador André Franco Montoro", concedido aos municípios melhores colocados no Ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Trata-se de uma homenagem ao criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, embrião da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios.

A cidade foi representada no evento pela coordenadora municipal do Meio Ambiente Rayza Tovo Di Raimo e pelo vereador Felippe Cofone. De acordo com Rayza, os objetivos para 2017 foram atingidos e superados.

"Desde 2012 Pedrinhas Paulista não conquistava essa honraria e agradeço ao prefeito Sergio Fornasier e ao vice-prefeito Toninho Vallone por todo o apoio e por terem confiado em nosso trabalho. Também agradeço a cada setor da Prefeitura que colaborou nesta conquista, pois foi a união de todos que culminou neste reconhecimento. Não posso me esquecer da Câmara Municipal, que avaliou e aprovou importantes leis municipais referentes ao Meio Ambiente que não existiam em nossa cidade. Enfim, foi uma vitória de todos", disse.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Em 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul - PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

Cidade foi representada pela coordenadora municipal do Meio Ambiente, Rayza Tovo Di Raimo, e pelo vereador Felippe Cofone em evento realizado em São Paulo

Receba nossas notícias em primeira mão!