Buscar no site

Bombeiro orienta mãe e salva bebê de 12 dias, em Assis

Fato aconteceu durante a madrugada desta terça-feira, 24

Redação AssisCity/ Foto: Divulgação

  • 24/04/18
  • 14:00
  • Atualizado há 309 semanas

Durante a madrugada desta terça-feira, 24, por volta das 3h40, o Corpo de Bombeiros de Assis foi acionado pelo telefone 193 para uma ocorrência envolvendo um bebê de apenas 12 dias. O menino estava engasgado com leite e começou a ter falta de ar por conta disso.

O chamado foi atendido pelo bombeiro Cabo PM Márcio Francisco de Oliveira através do COBOM. Ele, que tem 21 anos de corporação, conta que orientou os pais a realizarem a Manobra de Heimlich.

"Eu estava trabalhando no atendimento das chamadas pelo COBOM, quando a mãe ligou falando que a criança estava engasgada, arroxeada e não respirava. Senti que ela estava bastante nervosa e perguntei se o pai estava junto para auxiliá-la. Ela passou o telefone para ele, que estava mais calmo, e fui dando as orientações para que ele fizesse a Manobra de Heimlich, que é uma técnica emergencial e que pode salvar vidas", explica.

Ao perguntar novamente se havia dado certo, o bombeiro Márcio ouviu a resposta pelo telefone.

"Quando eu perguntei para ele novamente se tinha funcionado, logo em seguida escutei o bebê chorando e soube que tinha dado certo. O pai me disse que graças a Deus ele estava respirando e ela havia começado a chorar. A partir disso dei seguimento à ocorrência, que foi mandar a viatura do SAMU para atendimento médico. Afinal, a gente não sabia se o leite tinha ido para o pulmão ou não, então cumprimos o nosso trabalho. Quando a equipe chegou na casa, o bebê ainda tinha a boca arroxeada, mas já estava bem e foi encaminhado para a UPA", salienta.

A equipe do AssisCity entrou em contato com a mãe do bebê. Ela contou que a orientação do bombeiro foi muito importante.

"Ficamos muito preocupados, mas seguimos as orientações do bombeiro e felizmente deu tudo certo. É um trabalho importante e que pode ajudar a salvar outras vidas também", conclui.

Segundo o tenente Diego Pecoraro, a integração entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros foi um ganho para o atendimento aos cidadãos.

"Ao final da chamada, o bombeiro passa as informações para o médico regulador sobre o estado do bebê. Essa integração entre bombeiros foi um ganho para a população, que poderá ser melhor assistida pelas equipes", conclui.

Bombeiro Cb PM Márcio Francisco de Oliveira atendeu chamado pelo 193

Receba nossas notícias em primeira mão!