Buscar no site

Liberação Controlada de Fármacos: O que é e quais os benefícios?

  • 19/04/14
  • 09:00
  • Atualizado há 518 semanas

Atualmente, muito se discute sobre os avanços na tecnologia de liberação controlada de fármacos e como isso pode contribuir para o avanço da saúde humana, mas afinal, o que é isso? A maioria dos medicamentos utilizados é destinada a liberar prontamente seu princípio ativo quando ingeridos, porém alguns são formulados para terem uma liberação lenta e gradual, controlando a absorção deste pelo organismo e evitando a ocorrência de picos e vales na concentração do fármaco na corrente sanguínea.

Uma das principais qualidades de um medicamento é a sua estabilidade, conferindo segurança e eficácia e minimizando os efeitos colaterais. Assim, o sistema de liberar drogas de maneira controlada no organismo busca aumentar a segurança do produto e estender a sua ação. A veiculação destes fármacos pode ser feita por meio de emulsões, lipossomas, nanopartículas biodegradáveis, entre outras.

Além dos benefícios já descritos, pode-se ainda citar o fato de ser necessário uma menor frequência de administração, portanto os pacientes tem menos chances de esquecer de tomar a dose, além de diminuir o custo para o usuário deste medicamento. Ainda é possível citar a menor quantidade de fármaco que é administrada na forma farmacêutica de liberação controlada para produzir o mesmo efeito de uma forma convencional de dose maior.

Porém, há algumas desvantagens, por exemplo, a variação de fatores fisiológicos como pH gastrointestinal, atividade enzimática e gravidade da doença que influenciam na ação prolongada. O fármaco pode também permanecer intacto em algum lugar inadequado e não ocorrer liberação.

Apesar de todos os benefícios da liberação controlada de fármacos, há ainda muita pesquisa a ser feita no sentido de desenvolver mais essa tecnologia, promovendo um grande avanço na cura de doenças e diminuindo possíveis efeitos colaterais para o paciente.

Gabriela Stella Mazali

Vice-diretora presidente da Biotec Jr na Gestão 2013

www.biotecjr.com.br

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também