Buscar no site

Nutracêutica, medicando através da alimentação

  • 31/07/14
  • 16:00
  • Atualizado há 503 semanas

O estilo de vida da sociedade moderna ocasiona o aparecimento frequente na população de muitos sintomas relacionados ao estresse. Todavia, em alguns povos que possuem uma alimentação diferenciada o mesmo não foi observado. Como exemplo pode-se citar os orientais, que devido à alimentação rica em soja apresentam um baixo índice de câncer de mama.

A utilização de alimentos para restaurar a saúde é uma prática antiga muito utilizada pelos povos nativos e que atualmente deu origem a nutracêutica, uma nova ciência que une a nutrição e a farmacologia, com o intuito de utilizar a alimentação para prevenir ou tratar doenças.

Os alimentos funcionais apresentam propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo assim são consumidos normalmente na dieta, mas possuem capacidade de regular as funções corporais, visando à proteção principalmente contra osteoporose, câncer, hipertensão, diabetes e coronariopatias.

A ação desses alimentos se dá devido à presença de compostos bioativos, como o ácido cinâmico, presente nos brócolis, o qual possui ação contra fungos e tem capacidade anestésica. Além deste, estudos mostram que no alho encontra-se o ácido ferrúlico, que tem funções antibióticas e que estimulam o sistema imunológico. Ainda, descobriu-se que o licopeno presente no tomate é excelente para a prevenção do câncer, principalmente de bexiga, mama e próstata.

A partir dessas descobertas da ciência, o objetivo atual da nutracêutica é identificar em laboratórios os compostos bioativos presentes nos alimentos a muito já utilizados pela sabedoria popular e posteriormente, isolar este composto possibilitando a sua inserção em outros alimentos ou transformá-los em cápsulas naturais.

No Brasil, muitas pesquisas sobre este tema estão sendo realizadas. Na Universidade Estadual Paulista (UNESP) um 'iogurte terapêutico' a base de soja está em desenvolvimento. O produto já foi testado em coelhos e obteve resultados positivos. O diferencial do iogurte é a presença de duas bactérias, sendo uma responsável pelo sabor da mistura e a outra pela propriedade anticolesterol do mesmo. Nos coelhos, o colesterol LDL que se adere às paredes das artérias dificultando a passagem do sangue foi reduzido em 18,5%. O próximo estágio da pesquisa é o teste em seres humanos.

Ioana Bittencourt Mourão Vice-Presidente da Empresa Júnior Biotec Jr.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também