Buscar no site

80 anos de vida

  • 28/08/14
  • 14:00
  • Atualizado há 504 semanas

Tem algumas coisas que surpreendem.

Também tem algumas coisas que devem ser levadas ao conhecimento público.

Entre o surpreender e o tornar público, fui surpreendido dias desses com a visita em meu escritório do advogado Roldão Valverde.

Uma surpresa, pois não é sempre que se tem a oportunidade de conviver com uma alma tão generosa. E a publicidade que se deve dar a quem vai completar neste fim de agosto, mais precisamente no dia 29, 80 anos de vida.

Falar alguma coisa do ser humano e do advogado Roldão Valverde não é nada fácil, com certeza.

Por sua expressão como advogado, verdadeiro profissional do direito e sobretudo como homem humilde que venceu na vida e como cidadão, sem dúvida é daquelas pessoas que extrapolam o seu tempo.

Por ele falam o seu trabalho, as suas incansáveis defesas nos Tribunais do Juri, que fez ao longo de sua rica e incansável carreira como homem do Direito.

Dostoievski certa feita afirmou que "o segredo da existência humana não está apenas em viver senão também em saber porque se vive".

Essa parece ser uma definição muito própria para o criminalista, como gosta de ser chamado, Doutor Roldão Valverde, pois ele não apenas vive, mas sabe, e muito bem, porque vive.

Efetivamente Roldão sempre demonstrou que tinha uma missão a cumprir, ou seja, a missão social e humana da advocacia.

Foi exatamente o que fez e continua fazendo até hoje. Lutar em favor dos direitos, das garantias, dos interesses individuais de pessoas, muitas vezes simples, analfabetas e sem qualquer proteção.

E pensar que Roldão já fez um pouco de tudo na vida. Até pensou em ser jogador de futebol, foi bancário, vereador, maçom e para a sorte do Direito, apaixonou-se pela carreira jurídica.

E foi com esse amor e com sua intrepidez que realizou a defesa de inúmeros cidadãos, vitimas de processos criminais. Deve somar muitas centenas de juris, em todos os Tribunais do país.

Aliado ao trabalho profissional na advocacia, arranha canções em seu violão, conta histórias e rabisca versos. Fala de saudade, de sonhos, de estrelas e até da sua eterna companheira, ao afirmar "você, que é tudo/que tenho/és o mais belo engenho/que vivo a sonhar".

Advogado desde 1975, Roldão completa neste mês de agosto 80 anos com vigor e dedicação invulgares.

Incansável, Roldão Valverde é sem dúvida, motivo de orgulho para todos nós.

Ao afirmar que a gentileza, paciência e bondade são importantes, porém, há também a necessidade de coragem, força, energia e perseverança e que o sucesso depende tanto do talento, como de energia e boa vontade, o aniversariante aponta o caminho a ser seguido para obter a vitória.

Parabéns colega advogado. Um abraço carinhoso. E feliz aniversário.

Henrique H. Belinotte - advogado do Escritório Belinotte&Belinotteadvogados

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também