Buscar no site

Bioplásticos como perspectivas futuras

  • 15/09/14
  • 17:00
  • Atualizado há 497 semanas

Derivados de fontes renováveis de massa orgânica, os bioplásticos diferentemente dos plásticos provenientes de combustíveis fosseis são uma alternativa saudável e ecológica para o uso deste polímero onde podemos encontrar basicamente em todos os tipos de produto.

Alguns bioplásticos podem ser biodegradáveis, mas em sua grande maioria (por ser uma tecnologia ainda em processo de desenvolvimento) são apenas uma solução um pouco mais "saudável" aos plásticos normais. Os bioplásticos biodegradáveis podem se desfazer em diversos ambientes e com diversas condições climáticas, dependendo de como são fabricados, estes, podem ser compostos por: celulose, amido, xilitol, glucose e até mesmo por outros materiais biopolímeros.

Segundo Scott Munguia, um jovem empreendedor mexicano responsável pelo crescimento e imersão mexicana neste mercado, os bioplásticos dentro de 10 anos terão perfeitas condições e tecnologias suficientes para que seu desenvolvimento seja assegurado e estabilizado no mercado, e desta forma, garantir um ecossistema sólido e livre de impurezas derivadas dos combustíveis fósseis.

Scott e sua indústria (Biofase®) trabalham no desenvolvimento de bioplástico a partir da membrana de abacate, principal fruto mexicano e buscam através deste novo polímero alternativas não só ecológicas, mas também para a saúde, como os implantes médicos que são feitos de Ácido Polilático (APA), dissolvendo-se no organismo e eliminando uma possível segunda cirurgia para retirada do polímero implantado.

Desta forma, pode-se esperar importantes conquistas e gerar grandes expectativas neste novo ramo, o qual os únicos beneficiados seremos nós mesmos por estar cada vez mais tornando desnecessário o uso de combustíveis fósseis.

João Pezzo Netto

Trainee do departamento de Projetos

Empresa Júnior Biotec Jr. - Gestão 2014

www.biotecjr.com.br

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também