Buscar no site

Alimentos funcionais ajudam a prevenir doenças

De acordo com docente do Senac Marília, nutrientes combatem o colesterol ruim e doenças cardíacas

Senac

  • 14/10/14
  • 15:00
  • Atualizado há 497 semanas

Os alimentos são responsáveis por dar energia, regular o funcionamento e delinear o crescimento do corpo. O que nem todo mundo sabe é que alguns deles também podem ser usados para prevenir e até tratar doenças e disfunções. Segundo a docente Marina Manduca Ferreira Marim, da área de gastronomia do Senac Marília, os chamados alimentos funcionais ajudam a combater o colesterol ruim, doenças cardíacas e até o câncer.

"O licopeno do tomate, por exemplo, ajuda na prevenção do câncer de próstata. Já o resveratrol (contido no vinho) previne o aparecimento de doenças cardíacas. Fitoesteróis encontrados em óleos vegetais, como o girassol, diminuem o colesterol ruim e o ômega 3 auxilia no controle de doenças cardíacas e autoimunes", explica.

Ela lembra que esses tipos de alimento, em sua forma natural (crus ou cozidos), possuem poucas restrições. Apenas as substâncias isoladas - os chamados suplementos alimentares, encontrados em pó, comprimidos e cápsulas - devem ser consumidos sob orientação de nutricionistas ou médicos.

A dieta vegetariana, por exemplo, é rica em nutrientes funcionais. Há estudos que comprovam que uma alimentação livre de gordura animal pode até substituir remédios na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue (veja abaixo duas receitas vegetarianas preparadas pela docente).

Para interessados na área de nutrição e gastronomia, o Senac Marília está com inscrições abertas para os cursos Comida de Botequim e Cozinha Vegetariana. O primeiro ensina a preparar pratos como bolinho de arroz, minicuscuz de pupunha e coxinha. As aulas começam em 20 de outubro.

Já o curso Cozinha Vegetariana, com início em 5 de novembro, capacita para o preparo de receitas sem carne, como bife de glúten, salada agridoce e hambúrguer de amêndoas. As inscrições podem ser feitas no sitewww.sp.senac.br/marilia. Mais informações pelo telefone (14) 3311-7700.

RECEITAS

Purê de Abóbora

Ingredientes

• ½ kg de abóbora moranga picada

• ½ xícara (chá) de leite desnatado (120 ml)

• 1 colher (sopa) de manteiga (12 g)

• Cheiro verde à gosto

Modo de preparo

Coloque em uma panela a abóbora, o leite e a manteiga. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 25 minutos ou até a abóbora desmanchar e ficar quase sem líquido. Acrescente sal e retire do fogo. Transfira a abóbora para a tigela da batedeira. Bata por 2 minutos ou até ficar cremosa e bem leve. Salpique cheiro verde e sirva.

Espetinho Caprese e molho pesto

Ingredientes

• 100 g de tomatinho-cereja

• 200 g de muçarela de búfala (bolinha)

• 2 unidades (maços) de manjericão fresco

• 50 g de pignoli

• 50 g de parmesão ralado

• 200 ml de azeite extravirgem

Modo de preparo

Em um processador, coloque o manjericão, a pignoli e o parmesão. Despeje o azeite em fio, misturando até ficar um molho homogêneo e reserve. Corte os tomatinhos e a muçarela de búfala em metades. Faça a montagem dos espetinhos intercalando entre os ingredientes uma folhinha de manjericão fresco. Sirva os espetinhos acompanhados de molho pesto.

Serviço

Comida de Botequim

Data: de 20 a 28 de outubro de 2014

Horário: às segundas, terças e quartas-feiras, das 19 às 22 horas

Duração: 15 horas

Local: Senac Marília

Cozinha Vegetariana

Data: de 5 a 17 de novembro de 2014

Horário: às segundas, terças e quartas-feiras, das 19 às 22 horas

Duração: 15 horas

Local: Senac Marília

Informações

Senac Marília

Endereço: Rua Paraíba, nº 125 -Centro

Telefone: (14) 3311-7700

Site: http://www.sp.senac.br/marilia

Receba nossas notícias em primeira mão!