Buscar no site

Cantareira: a chuva que não faz diferença

Climatempo.com.br

  • 23/10/14
  • 07:00
  • Atualizado há 492 semanas

O calor intenso e a chegada de uma frente fria a São Paulo estimularam a formação de áreas de instabilidade que provocaram fortes pancadas de chuva em muitas regiões paulistas.

A chuva caiu com moderada a forte intensidade também sobre o Sistema Cantareira. O volume acumulado variou de cerca de 10mm e 30mm sobre as barragens do Sistema Cantareira, segundo medições do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo, da Fundação Centro de Tecnológico de Hidráulica. Em um local choveu aproximadamente 32 mm, o que corresponde a 24% da média de chuva para outubro no Cntareira, que fica em torno de 131 mm.

​Apesar da chuva forte, o nível do Sistema Cantareira baixou 0,1% entre a manhã do dia 19 e a manhã de 20 de outubro. O Sistema Alto Tietê baixou 0,2%.

Afinal, que chuva é essa que cai e não faz diferença no nível dos reservatórios? A meteorologista Josélia Pegorim explica o efeito das primeiras chuvas da primavera.

Os mapas mostram a estimativa de chuva para os próximos 15 dias para o Sistema Cantareira, que aparece desenhado em roxo. A chuva diminui até a a quinta-feira e volta a aumentar a partir da sexta, 24 de outubro.

Receba nossas notícias em primeira mão!