Buscar no site

Métodos contraceptivos: após o parto quando posso usar o DIU?

www.ericamantelli.com.br / Foto ilustrativa

  • 24/07/15
  • 14:00
  • Atualizado há 452 semanas

Você acabou de ser mãe e não tem intenção de engravidar novamente? Neste caso, as mamães podem optar por métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada. Mas, antes de sair tomando a pílula você já se perguntou entre os métodos disponíveis, qual é o mais indicado? Para algumas mulheres é a amamentação, mas será que isso é mito ou verdade?

De acordo com a Dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra pós-graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), o aleitamento possui substâncias que inibem a ovulação, mas não deve ser utilizado como método contraceptivo. "A mulher precisa se manter em resguardo por 40 dias após o parto e evitar relações sexuais durante este período. Após este período é necessário que a mulher consulte um ginecologista para que indique o melhor contraceptivo para o seu caso", afirma.

Com o nascimento do bebê, a placenta é expulsa do organismo e inicia o período chamado puerpério, que corresponde ao tempo necessário para o organismo se recuperar. "Diversas alterações começam ocorrer no organismo e o útero volta ao seu tamanho normal", diz a médica.

Esse processo precisa ser levado a sério pela futura mamãe. Manter relação sexual neste momento é inviável. "A relação sexual pode prejudicar o útero e ainda e facilitar a entrada de bactérias no organismo favorecendo para uma infecção grave", alerta a ginecologista.

O aleitamento pode ser considerado um anticoncepcional?

Segundo a ginecologista se a mãe mantém o aleitamento regular durante o dia e à noite, sem que ocorra um suplemento alimentar pode ocorrer que a mulher não ovule por até seis meses. "A sucção da mama estimula a produção da prolactina que como sabemos impede a ovulação. Mas nos casos que as mamadas são intercaladas com o suplemento e mãe amamenta poucas vezes ao dia é necessário recorrer ao método contraceptivo", ressalta a ginecologista.

Qual método é o mais indicado?

As mamães que tem dificuldade em tomar a pílula anticoncepcional na hora certa podem optar pelo DIU(Dispositivo Intrauterino). "O Diu é um pequeno instrumento que possui uma forma de T, sendo revestido por fios de cobre e inserido no útero para impedir a passagem dos espermatozoides para as tubas uterinas onde ocorre a fecundação", esclarece a ginecologista.

Ao todo existem dois tipos de DIU: Diu sem hormônio e DIU com hormônio que libera doses de progesterona durando até cinco anos. "Somente o ginecologista pode indicar qual DIU é o mais indicado para a mulher. A escolha do DIU dependerá das condições de saúde da mulher. Após uma avaliação médica e uma conversa com a paciente o médico pode decidir qual dos dois tipos de DIU é o melhor para cada caso", conclui Erica Mantelli.

A vantagem desse método é que dura cerca de três a 10 anos e pode ser utilizado por mulheres que ainda estão amamentando. "O Diu pode ser inserido pelo ginecologista após seis semanas do parto", revela a médica.

Conheça as vantagens do método

Se você ainda está na dúvida sobre os benefícios do DIU, confira algumas vantagens:

- Fácil utilização;

- Alto índice de eficácia;

-Diu de cobre pode ser utilizado por mulheres que tratam câncer;

- Mulheres com diabetes, hipertensão arterial também podem fazer o uso do contraceptivo;

- DIU hormonal ameniza o sangramento menstrual.

Receba nossas notícias em primeira mão!