Buscar no site

TOTVS inicia desenvolvimento de protótipos no conceito de touch

Reconhecimento e identificação facial, comandos por gesto e transcrição de voz em texto

Divulgação

  • 26/08/15
  • 17:00
  • Atualizado há 448 semanas

Com a inovação como um dos seus pilares estratégicos, a TOTVS iniciou o desenvolvimento de protótipos no conceito no touch. O objetivo é levar para o mundo corporativo inúmeras possibilidades de utilizar a tecnologia sem colocar as mãos no teclado ou no mouse. Os resultados mensurados até o momento demonstram um aumento da produtividade e uma melhor experiência do usuário. A iniciativa ocorre em ambientes controlados, à princípio, nos segmentos de Agroindústria e Saúde.

Por meio da câmera de Real Sense da Intel, a TOTVS desenvolveu soluções que atuam na promoção da eficiência nas rotinas de trabalho. Para o setor de agronegócios, por exemplo, a companhia testou a tecnologia no touch nas oficinas mecânicas. O sistema reconhece o usuário por identificação facial e, a partir do login, todos os comandos são por gestos ou por voz. Desta forma, o mecânico seleciona a ordem de serviço que irá iniciar e, ao final, indica se ela foi totalmente cumprida ou, em caso negativo, justifica o motivo por meio da transcrição de voz em texto, realizada automaticamente pela ferramenta. Com este suporte, não há mais perda de tempo na limpeza das mãos para a manipulação dos computadores, que passam a ter maior durabilidade, refletindo, inclusive, na redução de custos da empresa. O conceito já foi testado em um ambiente real e apresentou resultados bastante positivos.

"Nos reunimos com os times de inovação de cada segmento da TOTVS para desenvolvermos soluções aderentes e que, de fato, impulsionem a produtividade e melhorem as rotinas nas empresas. Com os objetivos definidos, criamos uma camada de conexão com os nossos ERPs e iniciamos os protótipos do que enxergamos como o futuro da tecnologia", explica Weber Canova, Chief Corporate Architecture Officer da TOTVS.

Para o segmento de Saúde, a TOTVS desenhou um protótipo que utiliza o reconhecimento facial para permitir e iniciar o acesso da enfermeira ao prontuário eletrônico dos pacientes. Assim que entra no quarto, o beacon instalado no tablet utilizado pela enfermeira, identifica a sua presença e aciona a câmera, que autoriza e registra o seu login no sistema. A partir daí, inicia-se o ciclo dos 5 certos da enfermagem. A cada etapa - paciente, medicação, horário, via e dosagem - a enfermeira confirma por voz ou, caso não possa fazer barulho, basta um sinal de positivo para passar à fase seguinte. O objetivo é levar ainda mais segurança ao ambiente hospitalar, especialmente no cumprimento das regras de enfermagem e higiene das mãos e luvas.

Outro benefício da tecnologia no touch é a acessibilidade. A câmera é capaz de reconhecer os movimentos dos olhos ou o piscar das pálpebras. Dessa forma, uma pessoa com dificuldade de locomoção, por exemplo, também consegue utilizar o sistema.

"Trabalhamos a inovação a favor dos negócios para levar uma melhor experiência ao usuário e aumentar a produtividade das empresas. Estamos sempre atentos ao que existe de mais moderno quanto à tecnologia e tendências do mercado, com o objetivo de levar aos nossos clientes produtos e serviços que melhor atendam às suas necessidades", finaliza Canova.

Receba nossas notícias em primeira mão!