Buscar no site

Readequação da Educação no Estado de São Paulo pode fechar escola Cleophania, em Assis

Professores e membros da APEOESP pretendem fazer passeata contra o possível fechamento da instituição

Redação AssisCity

  • 30/09/15
  • 12:00
  • Atualizado há 446 semanas

Na tarde da última quarta-feira,29, às 14 horas, houve uma reunião na sede da Diretoria de Ensino de Assis, onde foi noticiado que a Escola Estadual Profª Cleophania Galvão da Silva fechará as portas no ano que vem. Segundo alguns professores ouvidos pela reportagem, a instituição de ensino será fechada porque o Governo Estadual pretende reduzir despesas.

Um profissional da área, que não quis se identificar afirma:

"A meta do Governo Estadual é enxugar a folha salarial, diminuir os custos. No entanto, o corte é na Educação, área esta em que qualquer governo que possua o mínimo de bom senso não deve reduzir. A medida do governador Geraldo Alckmin é o sucateamento ainda maior da educação pública de base no Estado. Cada sala passará a ter em torno de 40 a 45 alunos. Ocorre o fechamento de salas de aula, por outro lado ,mais presídios estão sendo construídos por todo o território paulista, em Florínea, por exemplo, a penitenciária está prestes a ser inaugurada".

Ainda segundo o profissional, outras escolas da cidade podem ser fechadas, como a Escola Estadual Prof° Carlos Alberto de Oliveira, Escola Estadual Dom Antônio José dos Santos e Escola Estadual Profª Lea Rosa Melo Andreghetti.

Muitos professores temporários podem perder o emprego, uma vez que o período de duzentena deixa os docentes até 200 dias longe das salas de aula, porque o Estado não pretende criar vínculo de emprego.

Diante do possível fechamento da escola, o professor de História e coordenador da sub-sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (APEOESP) de Assis, Nilson Silva afirma que a medida é muito prejudicial.

"A medida do possível fechamento da escola é um balde de água gelada nos professores. A instituição é bem estruturada e a medida do governador é fechar quase 2.000 escolas, sendo que 50.000 professores podem ficar desempregados. As medidas são tomadas sem consultar a direção e os professores das escolas", diz.

A repercussão do possível fechamento da escola de Assis está fazendo com que professores da instituição e membros da APEOESP convoquem outros profissionais da área, alunos e pais para uma passeata contrária à possível medida.

"Amanhã estaremos juntos com os professores da escola Cleophânia. Sairemos da instituição às 7 horas, passaremos pela sub-sede da APEOESP e também na Diretoria de Ensino. Convoco pais, alunos e professores, pois não podemos aceitar esta arbitrariedade do Governo do PSDB para com a Educação", afirma Nilson.

O outro lado

A equipe de reportagem do AssisCity entrou em contato com a direção da escola Cleophania e a diretora preferiu não se pronunciar sobre o assunto em questão. Assim, a Diretoria de Ensino de Assis foi procurada e a dirigente regional Leide Celia Dainese Correia afirmou que o Governo do Estado pretende fazer uma reorganização da educação escolar para o ano de 2016, mas não é concreto ainda o fechamento da referida instituição escolar.

"O estudo sobre a estrutura das escolas estaduais de Assis está sendo melhor observado pela Secretaria Estadual da Educação, porque temos quatro instituições de ensino integral na cidade. É necessário um estudo mais profundo sobre o caso. O Governo Estadual pretende reorganizar as escolas por faixas etárias, como por exemplo, algumas passam a atender somente o Ensino Médio, outras o Fundamental I e outras o Fundamental II, dessa forma, uma ou outra escola pode ser fechada. Em relação ao nosso Município não existe nada de concreto ainda", frisa.

Leide acredita que a reorganização escolar é vantajosa, pois as escolas poderão atender especificamente alunos de determinadas faixas etárias e na sua ótica a gestão do ambiente se torna mais fácil. "Assim o professor pode estudar mais para preparar suas aulas, uma vez que fica somente em uma escola, não precisa se locomover para lecionar em outras instituições, onde ministra aulas para o Ensino Médio ou somente o Fundamental", justifica.

No dia 23 de setembro o Jornal Folha de São Paulo online fez uma matéria com o título: 'SP vai transferir mais de 1 milhão para dividir escolas por série' nesta notícia, o portal divulgou que quase 2 milhões de alunos serão atingidos pela medida do Estado, além disso, na matéria o secretário estadual da Educação Herman Voorwald afirma que os discentes vão ter que se deslocar no máximo 1, 5 quilômetro para estudar, uma vez que a medida não é prejudicial.

Nota Oficial Secretaria do Estado da Educação

A Diretoria Regional de Ensino de Assis esclarece que o estudo que definirá as escolas para o processo de reorganização está sendo finalizado. Nem todas as unidades passarão pelo processo e escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões. O projeto de reorganização é embasado em estudos educacionais e tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino. Indicadores da secretaria e do próprio Inep apontam que escolas de ciclo único têm resultado 10% superior às unidades de três segmentos. Dados da Fundação Seade mostram que nas escolas estaduais há 2 milhões a menos de estudantes em comparação a 1998. O plano tem como objetivo oferecer uma educação focada na faixa etária do aluno, respeitando sempre o módulo de estudantes por sala: 30 para o ciclo I do Fundamental, 35 para o Ciclo 2 e 40 para o Ensino Médio e estabelece que a redistribuição dos alunos respeitará o limite de 1,5 km. A reorganização também visa aprimorar as condições de trabalho dos educadores, que terão a possibilidade de escolher mais aulas em uma mesma escola, tendo menos deslocamento e mais tempo para se dedicarem às atividades pedagógicas. As unidades que não adotarem a reorganização continuarão recebendo investimentos, uma vez que a educação é prioridade no Estado de São de Paulo. No dia 14 de novembro que será realizado o "Dia E", um megaencontro entre as escolas, pais e responsáveis da rede estadual de ensino, justamente para explicar o novo processo de reorganização. A data será uma boa oportunidade para tirar dúvidas, entender como serão feitas as transferências e quais escolas receberão alunos. A ação acontecerá de forma simultânea em todo o Estado.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais