Buscar no site

Presidente da Câmara encerra sessão ao ser xingado de "canalha" por professor

Foi registrado um Boletim de Ocorrência de Injúria, Desacato, Calúnia e Difamação

  • 07/10/15
  • 15:00
  • Atualizado há 445 semanas

Terminou de forma antecipada, devido a uma confusão generalizada, com tumulto, gritos e a presença da Polícia Militar, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Assis, que por volta das 21h foi inicialmente suspensa pelo presidente Claudecir Rodrigues Martins, o Gordinho da Farmácia, até ser definitivamente encerrada. O presidente do Legislativo foi xingado por um professor que estava no Plenário e queria fazer o uso da palavra, sem ter feito inscrição para estar na Tribuna.

Toda a confusão foi filmada e transmitida ao vivo pela TV Câmara na noite do último dia 5 de outubro. As imagens mostram várias vezes o professor com o dedo em riste, apontado em direção ao presidente da Câmara, esbravejando por ter sido desautorizado a fazer o uso da Tribuna como pretendia. "Essa é uma Casa de todos, mas com regras. Tem que ter ordem para não virar bagunça", disse o presidente da Câmara.

O professor estava acompanhando o dirigente do Sindicato dos Professores da Rede Oficial de Ensino de Estado de São Paulo (APEOESP), Nilson Silva, que estava devidamente inscrito para falar aos vereadores e demais presentes sobre a postura dos sindicalistas de não concordar com o chamado Plano de Reorganização Escolar que vem sendo divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, temendo que haja demissões e fechamentos de salas de aula e até de escolas inteiras, como a E.E. Cleophânia Galvão da Silva, na Vila Souza, em Assis, o que motivou uma passeata na semana passada.

O professor Claudio insistia que tinha direito a falar; o presidente da Câmara disse que tinha que seguir o Regimento Interno e não podia autorizá-lo, por não estar previamente inscrito. Quando começou a gritar xingamentos, o vereador Claudecir pediu que chamassem a Polícia Militar por se sentir desacatado. O professor continuou gritando e mesmo depois de deixar o recinto dos vereadores e voltar próximo às cadeiras onde estavam alunos, professores e o público em geral, continuou a acusar o vereador e outros membros do Legislativo de serem contra os professores. Outros docentes e alunos também vaiaram em apoio a Vieira.

Acusado chama vereador e policiais de "corruptos"

No Plantão Policial, perante o delegado Fernando Gomes da Silva, estiveram os vereadores Claudecir Rodrigues, presidente da Câmara, como vítima, e Valmir Dionísio, vice-presidente, como testemunha, registrando boletim de ocorrência de Injúria, Desacato, Calúnia e Difamação, citando como acusado o professor Claudio Vieira.

Diz o histórico que "o autor (Cláudio Vieira) é membro do sindicato dos professores e entrou logo atrás do professor Nilson sem estar inscrito para fazer o uso da palavra, infringindo assim o regimento interno da Câmara. Ele foi advertido sobre as regras da Casa, momento em que começou a desacatar a vítima (Claudecir) chamando-o de 'canalha, corrupto, mafioso, que anda armado, escoltado por policiais corruptos' e que 'agredia professores defronte a escolas da cidade'. A PM foi acionada e compareceu na Câmara para calmar os ânimos sendo necessário encerrara a sessão".

Por fim, o vereador que preside a Câmara disse que fornecerá à Polícia Civil cópia da filmagem da sessão para ser anexada ao inquérito.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais