Buscar no site

Zimbauê e V.O. comemoram Dia Nacional da Consciência Negra

Várias atividades foram realizadas na Praça São José Operário

Divulgação

  • 25/11/15
  • 17:00
  • Atualizado há 438 semanas

No último 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, numa ação conjunta do Instituto do Negro de Assis Zimbauê e Escola de Samba Unidos da Vila Operária, uma série de atividades culturais e homenagens marcou a data na noite de sexta-feira, na Praça São José Operário.

A programação teve início com uma roda de capoeira do grupo Abadá. Além de jogarem ao ritmo de berimbaus, os capoeristas falaram sobre a origem e a história da capoeira no Brasil.

No espaço cultural da Praça se apresentaram vários músicos, entre eles Gibão Ferraz, João Corina, Tim do Tok de Vaidade e Sidnei Tavares.

Poesias também foram lidas por Nilva Mendonça e Mônica da Silva para marcar a importância da comemoração da data.

Monique Vargas, estudiosa da obra da cantora Clara Nunes, e uma das participantes das Marcha das Mulheres Negras, também falou sobre a importância da data, bem como sobre a dificuldade e dor de se assumir a identidade negra no Brasil.

O ponto alto da atividade foi uma homenagem prestada ao ex-atleta Erivaldo da Cruz Vieira, o Vardinho, que já integrou a Seleção Brasileira de Atletismo em várias competições internacionais. Erivaldo foi o primeiro atleta no mundo a quebrar o recorde de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, na prova do salto em distância. Ele também participou de provas junto com o saltador Jadel Gregório, referência do esporte no País.

Atualmente Vieira estuda Educação Física em Assis e é ritmista e deverá estrear como mestre sala da Escola de Samba Unidos da Vila Operária no Carnaval 2016.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais