Buscar no site

Fema promove curso sobre Programação de Computadores utilizando Scratch

Assessoria

  • 10/05/13
  • 14:00
  • Atualizado há 567 semanas

Teve início no último sábado, dia 04, o curso 'Introdução a Programação de Computadores utilizando Scratch' promovido pelos professores Dr. Almir Camolesi, Ms. Douglas Sanches da Cunha e Célio Desiro, dentre as atividades complementares do curso de Técnico em Administração e Manutenção e Suporte de Informática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Núcleo Avançado de Assis, que funciona nas dependências da Fema.

O curso tem por objetivo o ensino de programação de computadores utilizando a ferramenta Scratch, que não exige conhecimento prévio de outras linguagens de programação. A ferramenta também é considerada ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de oito anos, no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. O Scratch é uma nova linguagem de programação com a qual é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

Scratch e Fema - No início deste ano alunos dos primeiros anos dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fema participaram do curso "Introdução a Programação de Computadores", uma atividade diferente proposta pela coordenação da área de Informática da Fema para recepcionar os calouros e também iniciar de maneira descontraída o aprendizado de Algoritmos, considerado um dos assuntos mais complexos na grade de ambos os cursos. Para a aplicação do curso os Professores da Fema escolheram utilizar a ferramenta Scratch, por ser considerada uma ferramenta facilitadora no ensino de princípios básicos de programação, como estruturas de repetição e estruturas de condicional, a ferramenta já é amplamente utilizada em universidades dos Estados Unidos e tem apresentado resultados eficientes de aprendizagem.

Em 2012 a aluna da Fema, Priscila Rodrigues da Silva, orientada do Prof. Dr. Luiz Carlos Begosso desenvolveu o trabalho 'Desenvolvendo habilidades de Programação com Scratch' para o Programa de Iniciação Científica - PIC. Neste período a aluna estudou a ferramenta e aplicou os conhecimentos em um grupo de alunos do ensino fundamental, criando em seguida à estrutura de ensino que foi utilizada no curso oferecido no início das aulas deste ano aos novos alunos da área de Informática da Fema.

O Scratch também é tema de um dos cursos oferecidos pela Fema em parceria com a Associação Filantrópica Nosso Lar, através do Projeto Integr@Assis. O curso teve início em março deste ano e beneficia adolescentes atendidos no Nosso Lar e comunidade em geral. Em agosto uma nova turma será aberta.

Receba nossas notícias em primeira mão!