Buscar no site

Pós em Química Ambiental da Fema oferece amplo campo de atuação

O curso de pós-graduação em Química Ambiental da Fema é o único na área oferecido na região.

Assessoria

  • 16/04/14
  • 10:00
  • Atualizado há 522 semanas

Com o foco no mercado de trabalho, a Fundação Educacional do Município de Assis - Fema tem oferecido para profissionais de Assis e região grandes oportunidades de aprimoramento profissional, por meio dos cursos de pós-graduação mantidos pela instituição.

Todos os cursos de pós-graduação da Fema contam com estruturas pedagógicas estrategicamente elaboradas para atender às necessidades das empresas e dos profissionais, formando um conjunto competitivo e que colabora para o desenvolvimento de ambos. Um dos cursos oferecidos é o de Química Ambiental, que tem proporcionado para profissionais de diferentes áreas novas oportunidades de atuação no campo da química e meio ambiente.

Segundo a Coordenadora da pós-graduação em Química Ambiental, Profª Ms. Patrícia Cavani Martins de Mello, o curso não tem um público definido, envolvendo diversas áreas como: biologia, geografia, agronomia, engenharias e outros. Ainda segundo ela o curso, oferecido desde 2013 pela Fundação, é uma iniciativa inovadora na região, visto que cursos parecidos só são encontrados em cidades, como São Paulo e Rio Claro.

"O curso de Química Ambiental é uma iniciativa pioneira da Fema, considerando que, não temos nenhum curso similar na região. O que representa um atrativo muito grande para os profissionais da nossa macrorregião, principalmente pelo curso ter uma característica interdisciplinar, envolvendo profissionais da Química e de outras áreas, que também estão integradas a questão ambiental".

A especialização em Química Ambiental oferece aos profissionais conhecimentos relacionados ao estudo de processos químicos, naturais ou antrópicos (causados por atividades humanas). E dentro destas áreas, mais especificamente, ainda são oportunizados estudos de processos, de poluição ou degradação ambiental, naturais e de processos químicos causados por atividades industriais.

A coordenadora Ms. Patrícia explicou que, a pós-graduação oferece aos profissionais interessados na área de Química Ambiental, três grandes oportunidades de atuação, relacionadas às ações de planejamento, gestão e fiscalização.

"O curso oferece aos profissionais um amplo campo de atuação, relacionados às áreas naturais de degradação ou poluição, ou seja, aquelas que acontecem em função da evolução natural do planeta, ou ainda em indústrias e empresas químicas, que mantenham atividades potencialmente poluidoras, onde, nestes casos, o químico ambiental pode atuar no controle ambiental. Outra área, que também pode ser explorada com a especialização é a atuação em órgãos governamentais, que realizam a análise, fiscalização ou autuação".

Na área de planejamento, o profissional pode atuar no setor industrial colaborando no desenvolvimento e montagem dos processos, objetivando que a poluição seja a mínima possível ou ainda inexistente. Na gestão, o profissional pode executar o controle do processo poluidor, fazendo modificações ou o acompanhamento necessário das atividades industriais. Já na área de fiscalização, o profissional pode integrar órgãos, que realizam perícias, pareceres, laudos técnico sobre processos químicos ambientais.

O corpo docente do curso de pós-graduação em Química Ambiental, que em agosto deste ano deve formar sua primeira turma, foi composto de maneira a responder a grande responsabilidade de reunir profissionais e pesquisadores integrados à área de química ambiental e com experiências, tanto na área didática, como profissional. "A formação de um corpo docente qualificado foi uma das nossas maiores preocupações e para nossa satisfação, os alunos da primeira turma, que se formam em agosto deste ano, já aprovaram e nos confirmaram a competência destes professores".

Outro diferencial do curso de pós-graduação, segundo a Coordenadora foi o método de avaliação adotado, "Diferente da graduação, nós optamos para que os trabalhos de conclusão dos alunos da pós-graduação viessem na forma de artigo científico, o que representa uma grande oportunidade para os alunos da especialização, para o corpo docente e para a Fema. Considerando que deste modo a Fema oportunizará novos estudos científicos de relevância para a área, os quais serão compartilhados com os demais alunos e pesquisadores, fomentando assim novos conhecimentos e estudos na área de química ambiental".

As inscrições para a nova turma de Química Industrial da Fema estão abertas e restam poucas vagas para este ano. O curso tem a duração de 13 meses, com aulas aos sábados das 7h50 às 12h e das 13h às 17h10. Ex-alunos da Fundação tem descontos especiais na mensalidade. Interessados em participar da segunda turma de pós-graduação em Química Ambiental da Fema podem realizar a pré-inscrição no site www.fema.edu.br e aguardar o contato do setor de pós-graduação da Fundação.

Receba nossas notícias em primeira mão!