Buscar no site

Dom Antonio, bispo emérito de Assis, celebra 40 anos de vida episcopal

Na Diocese, deve-se a ele a criação do Centro Diocesano de Pastoral, centralizando aí todo o movimento pastoral da Diocese

Redação Assiscity.com

  • 17/04/14
  • 10:00
  • Atualizado há 522 semanas

No dia 16 de abril de 2014, Quarta-feira Santa, foi celebrado os 40 anos de Ordenação Episcopal do Bispo Emérito de Assis, Dom Antônio de Sousa. Filho do senhor José de Sousa e de dona Sebastiana de Sousa, nasceu em Bom Jesus dos Perdões/SP, aos 21 de outubro de 1929 e foi o 3º Bispo Diocesano de Assis.

Aos 25 de fevereiro de 1944 ingressou no Seminário Estigmatino de Rio Claro. No ano de 1951, em Ribeirão Preto, consagrou-se a Deus pela Profissão dos Votos Religiosos. Na Itália, cursou Teologia em Verona, berço de sua Congregação Religiosa, onde foi ordenado sacerdote a 1º de julho de 1956 por Dom João Urbani, voltando ao Brasil em fins de 1957.

Foi ordenado Bispo aos 16 de abril de 1974. A 13 de fevereiro de 1974, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Coadjutor de Assis. Dom Antônio de Sousa é o segundo Bispo Estigmatino brasileiro e terceiro Bispo Diocesano de Assis, com a renúncia de Dom José Lázaro Neves em 20/07/1977.

Na Diocese, deve-se a ele a criação do Centro Diocesano de Pastoral, centralizando aí todo o movimento pastoral da Diocese; reforma do Bispado de Assis, construção da Casa do Clero, a criação da Fundação São Francisco de Assis, a formação de líderes cristãos; a elaboração de Planejamentos Diocesanos de Pastoral. Juntamente com Dom José Lázaro Neves foi um dos idealizadores do Hospital Regional de Assis e juntamente com Dom Maurício ajudou na instalação da Rádio Educativa Escuta FM da Diocese de Assis.

Tem vários artigos publicados em jornais da cidade e região de Assis e no ano de 2003 lançou o livro "A Caminho", com uma seleção de seus artigos escritos nos diversos jornais. Com sua renúncia no dia de 27 outubro de 2004 tornou-se Bispo Emérito de Assis. O seu lema é :"Amou-os até o fim".

Dom Antônio tem um programa de rádio "Cristo, Ontem, Hoje e Sempre" que pode ser ouvido todos os dias na Rádio Escuta FM http://www.escutafm.com/ ou nas diversas rádios de nossa Diocese. Atualmente Dom Antônio reside na Basílica São Vicente de Paulo, Vila Xavier, em Assis/SP , juntamente com Pe. Sérgio Henrique da Silva e Pe. Luiz Alves e continua celebrando missas diárias. Informações mais detalhadas podem ser conferidas no portal http://diocesedeassis.org/portal.

Atualmente Dom Antonio mora na Basílica São Vicente de Paulo, na vila Xavier

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais