Buscar no site

Professora da Unesp de Assis realiza palestra na Sorbonne, em Paris

Assessoria

  • 17/04/14
  • 10:00
  • Atualizado há 519 semanas

Ester Myriam Osório falou sobre o uso do humor no ensino de português para estrangeiros

A professora Ester Myriam Osório esteve na Universidae Paris IV - Sorbonne, no último dia 5 de abril para uma palestra sobre o uso do humor no ensino do português como língua estrangeira. O evento fez parte de um encontro de diversos coordenadores brasileiros do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) envolvidos com a prestigiada universidade francesa.

O Programa de Licenciaturas Internacionais é uma iniciativa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que proporciona a estudantes de licenciatura de diversas disciplinas a oportunidade de realizar uma graduação-sanduíche em outro país.

A professora do campus de Assis é coordenadora de um projeto que promove o intercâmbio entre alunos de Letras da Unesp e da Sorbonne. Em julho do ano passado, cinco graduandos deste curso foram enviados à Paris, onde ficarão até julho de 2015. O PLI também envolve estudantes de outras disciplinas, como matemática, física ou química de diversas instituições de ensino brasileiras.

A palestra da professora Ester fez parte do evento "Primeira Jornada do PLI-França", uma proposta de Leonardo Tonus, coordenador do programa na Universidae Paris IV - Sorbonne, que reuniu os coordenadores do PLI de outras instituições parceiras, como a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

"Achei ótima a experiência. Eu falei sobre a cultura do humor do brasileiro e como fazer uso deste Discurso Humorístico na sala de aula ao serviço do ensino de Português como língua Estrangeira", explica a professora da Unesp de Assis.

Internacionalização da Unesp

A Unesp assumiu a internacionalização da universidade como uma das prioridades de sua gestão, mantendo atualmente relações com 45 países, num total de 395 acordos vigentes. Este esforço visa diversificar o ambiente acadêmico e colocar alunos e professores em contato com outras culturas e diferentes visões de mundo, contribuindo assim para o intercâmbio da ciência e do conhecimento e garantindo a inserção da Unesp no rol das grandes instituições de ensino superior internacionais.

Receba nossas notícias em primeira mão!