Buscar no site

Fema realiza Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre

O evento ocorrerá no próximo dia 26, em toda a América Latina.

Assessoria

  • 23/04/14
  • 12:00
  • Atualizado há 521 semanas

Mais uma vez a Fundação Educacional do Município de Assis - Fema participará do FLIsol - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, maior evento de difusão de Software Livre da América Latina. Esta será a 10ª edição do evento, que acontece no próximo dia 26, em Assis e em 20 países, simultaneamente.

O FLIsol ocorre desde 2005, no Brasil cerca de 100 municípios aderem ao evento, que tradicionalmente é marcado no 4º sábado do mês de abril. O principal objetivo do Festival é promover o uso de software livre, informando o público sobre filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento.

No dia do evento, as várias comunidades de software livre, espalhadas pelo Brasil e América realizam atividades relacionadas à divulgação de software livre, entre elas a instalação de forma gratuita e totalmente legal dos softwares nos computadores e notebooks dos participantes.

Em Assis, o evento é organizado pela Fema, por meio da Coordenadoria de Informática. Segundo o professor responsável pelo evento, Me. Douglas Sanches da Cunha atualmente existem vários softwares livres conhecidos, como o Firefox, Google Chrome, Gimp e muitos outros que estão à disposição na rede, os quais podem ser instalados gratuitamente. "Existem muitos softwares livres a disposição na rede, que não são utilizados por falta de conhecimento dos usuários".

Para ele, a maioria das pessoas está acostumada a utilizar softwares pagos e nem sempre atentam para o fato de que, ao solicitarem uma instalação em seu computador ou notebook podem estar utilizando um programa pirata, ou seja, que não é original.

Segundo o coordenador da área de Informática da Fema, Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, durante o evento as pessoas poderão encontrar soluções alternativas de softwares livres para uso pessoal, da empresa, escola, faculdade e até mesmo para o governo. No evento, os participantes ainda poderão esclarecer dúvidas, conhecer os softwares disponíveis, encontrar uma nova área de atuação, investigação e desenvolvimento tecnológico.

O evento é totalmente gratuito e voltado para todos os públicos: estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, pessoas interessadas no assunto e comunidade em geral.

O FLIsol ocorre dia 26 das 9h às 11h e das 13h às 16h nos Laboratórios de Informática - Bloco 7, campus da Fema. Inscrições e mais informações sobre o evento no site da Fema, no endereço www.fema.edu.br/ci

Confira a programação completa do Flisol em Assis:

OFICINAS - 9h às 12h

Local: Laboratório de Sistemas Operacionais e Laboratório de Informática - Salas A e B

Oficina 1 - Cloud Computing com OwnCloud.

Oficina 2 - Stream Vídeos XBMC.

Oficina 3 - Web Containers Apache e TOMCAT.

Oficina 4 - Bancos de Dados PostgreSQL e MySQL.

Oficina 5 - Suite LibreOffice.

Oficina 6 - Edição de Imagens com GIMP.

Oficina 7 - Linguagem de Programação Java e PHP.

Oficina 8 - Instalação e configuração de Proxy e Firewall.

Demais atividades

- Plantão de instalação de softwares livres durante todo o evento.

- Distribuições GNU/Linux, softwares livres independentemente do sistema operacional, configurações, etc.

- Gravação de softwares livres em CDs ou outras mídias.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais