Buscar no site

Batalhão da PM de Assis dá dicas de como evitar o 'falso sequestro'

Redação Assiscity.com

  • 23/04/14
  • 13:00
  • Atualizado há 518 semanas

Um golpe muito comum em todo o Brasil, que já teve vítimas em Assis e na região em outras épocas, vez ou outra volta a ser aplicado. Recentemente não houve casos registrados pela PM ou Polícia Civil. Mesmo assim, para evitar que casos semelhantes ocorram, em que golpistas ligam aleatoriamente via celular, simulam estar em poder de algum parente da pessoa que atendeu ao telefone e dizem que querem altas quantias em dinheiro como resgate, quando, na verdade, não há seqüestro algum, o 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior divulga as seguintes dicas de segurança:

1. GANHE TEMPO: Ao receber uma ligação anunciando um sequestro, peça rapidamente para alguém que estiver com você faça contato com a pessoa supostamente sequestrada.

Mantenha a calma até se certificar que a pessoa está em segurança em algum lugar.

2. NÃO TENHA MEDO: Não se deixe amedrontar pelas ameaças e leve em conta que, quando os golpistas disserem que não pode desligar é exatamente porque não querem que você descubra que não houve seqüestro algum.

3. CONFIRME INFORMAÇÕES SOBRE A PESSOA: Você é quem faz as perguntas para averiguar a veracidade dos fatos. Pergunte como é a pessoa, como está vestida. Pergunte sobre informações que somente esta pessoa poderia saber. Ex: Nome do seu cachorro, apelido de algum familiar.

4. NÃO FORNEÇA INFORMAÇÕES: Nunca forneça ou confirme qualquer dado seu, ou de seus familiares, como endereços, local de trabalho etc. Se forem verdadeiros sequestradores já saberiam tudo.

5. JAMAIS ATENDA ESSE NÚMERO: Uma vez verificado que é golpe, o conselho é que ligue para a polícia denunciando o fato e informando o número de origem da ligação. Não atenda nunca mais telefonemas vindos daquele número, em hipótese alguma.

Receba nossas notícias em primeira mão!