Buscar no site

Administração Municipal garante parceria à pesquisa desenvolvida pela UNESP de Assis

Assessoria

  • 06/05/14
  • 09:00
  • Atualizado há 519 semanas

O Prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana recebeu em seu Gabinete o Professor e Pesquisador da UNESP de Assis João Tadeu, onde acompanhado do Vereador Alexandre Vêncio, entregou em mãos ao prefeito um projeto propondo um repasse para colaborar com trabalhos desenvolvidos no laboratório do curso de Biotecnologia da UNESP de Assis.

O prefeito Ricardo Pinheiro foi um dos grandes colaboradores para o desenvolvimento do laboratório de Pesquisas, e ainda em seu período de vereador, conseguiu junto ao poder executivo garantir o repasse ao curso de Biotecnologia da UNESP, e isso está acontecendo anualmente. O repasse é destinado especificamente à pesquisa científica com células tronco para o tratamento de doenças pulmonares.

Sobre a pesquisa

A pesquisa desenvolvida pelo professor João Tadeu é um trabalho pioneiro no Brasil e, com este tipo de célula, também é pioneiro no mundo. O resultado da pesquisa feita em camundongos, desde 2003, apresentou regeneração do tecido pulmonar e melhoria da capacidade respiratória. Depois de um ano, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa autorizou o estudo em humanos.

Os pesquisadores obtiveram resultados satisfatórios em pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), em especial, aqueles com enfisema pulmonar avançado. Trata-se de uma doença causada em 90% dos casos pelo cigarro, que gera inflamações nos brônquios e destrói os alvéolos e o tecido pulmonar. Com o tempo, o paciente perde a capacidade de respirar normalmente.

A pesquisa foi inteiramente pensada e colocada em prática através do Curso de Biotecnologia da UNESP Campus de Assis, e tem parcerias com outras universidades e fundações, como a UNICAMP e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A atual Gestão Municipal tem o principal objetivo de garantir o desenvolvimento de Assis e qualidade de vida da população, assim, é de extrema importância incentivar trabalhos de grande relevância social, como estes desenvolvidos na UNESP de Assis.

Ricardo Pinheiro Santana recebeu em seu Gabinete o Professor e Pesquisador da UNESP de Assis João Tadeu

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais