Buscar no site

Programa Cooperjovem realiza um modulo de instruções a educadores

Os presidentes da Coopermota e da SicoobCredimota expuseram dados sobre o cooperativismo em módulo do Cooperjovem

Assessoria de Comunicação - Coopermota

  • 24/07/14
  • 17:00
  • Atualizado há 508 semanas

Os presidentes da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana (Coopermota) e SicoobCredimota estiveram na noite desta quarta-feira, 23, em Palmital para participar de mais um módulo de instrução aos educadores daquele município, como parte do programa Cooperjovem, mantido pelas cooperativas e oferecido pelo Sescoop/SP.

Os presidentes da Coopermota, Edson Valmir Fadel, e da SicoobCredimota, Sonivaldo Grunzweig Pinto, expuseram aos educadores a história de formação das duas cooperativas, bem como as principais características de cada empreendimento associativo, os quais estão ligados ao programa.

O objetivo é apresentar aos educadores os fatos que levaram à constituição das cooperativas, sendo estas gestadas e formadas diante de situações que desagradavam aqueles que usufruíam dos serviços então prestados, os quais se mobilizaram para juntos buscar outras formas de obter respostas mais satisfatória às demandas que apresentavam.

Neste módulo do programa, que é composto por reuniões mensais para a formação dos educadores, é desenvolvido o tema do cooperativismo, a cooperação mútua entre parceiros e outras medidas que possam ser aplicadas ou abordadas no ambiente escolar, por meio de projetos e propostas pedagógicas.

Ao final do ano, os professores participantes deverão elaborar ações que estejam ligadas às ações de cooperação, seja por meio de intervenções lúdicas ou por outras formas de iniciativas.

Fadel destaca que esta é uma forma da cooperativa contribuir com a formação dos estudantes que posteriormente serão envolvidos nas ações que venham a ser realizadas pelos professores, trazendo a eles conceitos de cooperação e de ajuda mútua.

"Tais assuntos poderão ser assimilados pelas crianças em todo o seu desenvolvimento. Sendo assim, buscamos contribuir para uma formação que resulte no desenvolvimento de cidadãos conscientes da importância da ação colaborativa e de ajuda ao outro", Edson Valmir Fadel.

Receba nossas notícias em primeira mão!