Buscar no site

Professores da área de Informática da Fema participam de Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS)

Professores da Fema tiveram artigos aprovados no evento, que reuniu pesquisadores profissionais, empresários, professores e estudantes interessados em questões relativas à qualidade de software

Assessoria Fema

  • 27/08/14
  • 17:00
  • Atualizado há 500 semanas

No período de 04 a 08 de agosto, professores da área de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema participaram em Blumenau/SC do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software - SBQS.

O evento realizado no Centro de Convenções do Teatro Carlos Gomes é realizado pela Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e pelo Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software PBQP-SW, com o objetivo de reunir pesquisadores profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software.

A edição do SBQS 2014 foi organizada pela Universidade Regional de Blumenau -FURB e Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, com a proposta de oportunizar o intercâmbio de informações e experiências entre pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome além de possibilitar a participação da indústria acerca do estado atual, tendências, em termos de métodos, técnicas, ferramentas de software, evidências e práticas da área de Qualidade de Software.

Neste contexto a Fema, mais uma vez se destacou tendo os artigos de dois de seus professores da área de Informática, os Especialistas Guilherme de Cleva Farto e Fernando Cesar de Lima, aceitos no evento. Os artigos foram apresentados durante o XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software -WTDQS.

O professor Guilherme de Cleva Farto apresentou o artigo "Mechanisms to support automated testing of mobile applications", que traz o resultado das pesquisas iniciadas ainda neste ano no programa de mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) juntamente com seu orientador Dr. André Takeshi Endo e que propõe uma abordagem para automatizar testes em aplicações móveis. No trabalho, os autores baseiam suas pesquisas nas áreas de Engenharia de Software e Testes de Aplicações Móveis, relacionando-as com técnicas e abordagens de teste automatizado de software. O artigo também alvitra o desenvolvimento de ferramentas de apoio para simplificar a modelagem, geração, concretização e execução de casos de testes no contexto de mobilidade o que, por meio de uma revisão da literatura, ainda é bastante incipiente em outras pesquisas.

Prof. Guilherme de Cleva Farto com o Prof. Dr. André Takeshi Endo, durante o evento

Segundo Guilherme, participar de eventos científicos não é somente uma forma de mostrar o que estudantes, professores e pesquisadores têm realizado em suas salas de aula e laboratórios, mas também uma excelente oportunidade para trocar experiências, conhecer novos lugares e pessoas, receber críticas e considerações construtivas, de pessoas renomadas na área de computação, e identificar como e quais trabalhos, podem ser aplicados na indústria para melhorar processos dentro de uma empresa.".

O Artigo 'Proposta de um Modelo para Mapear a Transparência no Processo de Software ' apresentado no evento pelo Prof. Fernando também é parte da dissertação, já qualificada, de Mestrado, do docente da Fema. Em vias de concluir o Mestrado, o Professor explica que sua proposta busca um modelo para mapear a transparência no processo de software, e completa: "No mercado atual onde uma série de negociações que muitas vezes envolvem grandes valores, nós não temos meios de ser transparente, em termos de especificar o que o software oferece ou não e como ele funciona. Assim, minha proposta é prover um artefato, que possa levar estas informações ao comprador do software no momento em que ele ainda pode decidir se quer comprar o software, ou não".

Fernando Lima também destaca que, o artigo foi uma versão simplificada da sua dissertação do Mestrado e que o diferencial no evento é que, todos os trabalhos aceitos passaram por uma Comissão de Avaliadores, os quais durante o evento pontuaram algumas questões e até fizeram questionamentos, referentes ao estudo, com o objetivo de promover novas ideias e contribuir efetivamente com o trabalho apresentado. "Além da apresentação do trabalho em si tivemos um momento de arguição por parte da banca de avaliadores".

O II Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS) reuniu trabalhos de tese (doutorado) e dissertação (mestrado) em fase de desenvolvimento ou conclusão com o objetivo de avaliar a proposta de pesquisa principalmente nos tópicos de contextualização, objetivos, metodologias, trabalhos relacionados, resultados esperados e obtidos assim como a publicação de artefatos resultantes de experimentos realizados por estudantes e pesquisadores.

O WTDQS contou com a participação de instituições federais e centros de pesquisas como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os professores ainda destacaram como grandes atrações no evento as palestras dos 'keynotes': Dr. Muhammad Ali Babar, professor e pesquisador de Engenharia de Software da Universidade de Adelaide (Austrália); e Dr. Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, professor, pesquisador e um dos fundadores da Engenharia de Requisitos.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site: www.sbqs2014.tmp.br. Para saber mais sobre os cursos da área de Informática da Fema acesse, www.fema.edu.br.

Professor Fernando Lima também apresentou um artigo durante o SBQS, em Blumenau

Receba nossas notícias em primeira mão!