Buscar no site

Professoras de Enfermagem da Fema são selecionadas para Curso de Especialização em Docência na Saúde

O Curso terá a duração de 13 meses e é uma iniciativa do Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e outras instituições

Assessoria Fema

  • 30/08/14
  • 08:00
  • Atualizado há 502 semanas

Participam, nesta semana, em Brasília, do primeiro encontro do Curso de Especialização em Docência na Saúde, as professoras de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema, Ma Fernanda Cenci Queiroz, Ma Maria José Damasceno e a doutoranda Adriana Avanzi Marques Pinto.

O Curso de Especialização faz parte do Projeto SUS Educador do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde - Educa Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Segundo Adriana, o curso terá a duração de 13 meses, com carga horária total de 360 horas. Estão previstos encontro presenciais e a distancia. O primeiro encontro ocorre nesta semana, nos dias 27, 28 e 29 em Brasília, onde será apresentado o conteúdo programático do curso e as intervenções que deverão ocorrer nos próximos meses.

Ainda segundo as professoras a participação no Projeto do Ministério, de Especialização em Docência, também contribui para o processo de implantação do curso de Medicina, na Fema.

"Acreditamos que a aprovação da nossa instituição neste curso de especialização tem tudo a ver com o interesse institucional nos novos cursos de Medicina e Fisioterapia. Dentre tantos Projetos enviados acreditamos que o fato da Fema estar empenhada na abertura de novos cursos, na formação acadêmica na área da saúde no nosso Município tenha pesado bastante na hora da seleção e da nossa aprovação para este Curso", afirmou Fernanda.

Fernanda Queiroz ainda explica que o curso também visa desenvolver processos pedagógicos informativos que respondem as necessidades sociais e de desenvolvimento na qualidade do SUS, no tocante da formação universitária na área da saúde. "Entendemos que o ganho da Fema neste curso irá refletir também na sociedade, visto que a ideia do Projeto é melhorar a formação do docente para que eles possam passar aos alunos o que o SUS precisa, o que a assistência à saúde carece no país, como um todo. O curso de medicina da Fema tem uma proposta muito boa de metodologia ativa e essa parte de metodologia ativa está bem específica neste curso de docência, inclusive o coordenador do curso é o Ricardo Cencin que é um grande autor nesta área, o que nos deixa com um expectativa muito grande em trazer para Fema novidades e contribuições na área de inovação em saúde. Hoje a Fema já trabalha com uma interação muito grande entre os serviços de saúde, já levamos os alunos para a atenção básica e atenção hospitalar, e vindo os novos cursos, mais esta metodologia, o Município certamente ganhará muito nesta interação entre ensino e serviço".

Professora Adriana, explica ainda que o curso pretende investir e ampliar as capacidades docentes em inovações, no que tange as metodologias de ensino e por meio da metodologia ativa na saúde, "além da renovação criativa e das interações entre o ensino e o sistema de serviços em saúde, o curso será, sem dúvida, uma grande oportunidade para melhorarmos ainda mais, o curso de Enfermagem da Fema.

Segundo a professora Ma. Maria José Damasceno, a iniciativa, que envolve Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mais uma rede colaborativa de outras universidades federais do país, busca garantir a formação de docentes, com uma visão ampliada e direcionada para a consolidação do SUS, principalmente devido à necessidade de propostas pedagógicas que estejam em consonância com as demandas efetivas do campo da saúde, fomentando a mudança de práticas centradas no modelo biomédico, e atendendo assim, as necessidades sociais da saúde".

Mais informações sobre o curso de Especialização em Docência na Saúde estão disponíveis no site www.ufrgs.br. Para saber mais sobre o curso de Enfermagem da Fema acesse www.fema.edu.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!