Buscar no site

Indenizações do DPVAT foram pagas a 340 mil pessoas no 1º semestre deste ano

Rádio2

  • 01/09/14
  • 08:00
  • Atualizado há 499 semanas

340 mil pessoas receberam indenizações do seguro obrigatório de veículos, o DPVAT, no primeiro semestre deste ano. O total é mais do que o dobro do que foi registrado nos seis primeiros meses de 2013.

Os dados são da seguradora Líder-DPVAT, responsável pela administração do seguro. A maior parte das indenizações foi paga a vítimas de acidentes com motos.

E, de acordo com os estudos, o aumento do número de pessoas indenizadas de um ano para cá se deve principalmente ao crescimento da frota de motos no Nordeste, região que mais recebe pagamentos do DPVAT.Em alguns estados da região, a frota dos veículos de duas rodas já passou dos 50%, enquanto a média nacional está estimada em 27%.

O grande problema é que, em muitas localidades, há falhas graves de fiscalização e pessoas andam sem capacete e com até 4 pessoas sobre as motos, o que consequentemente, faz com que a gravidade dos acidentes seja ainda maior.

Atualmente, vítimas que ficam inválidas recebem até 13 mil e 500 reais, dependendo do tipo da lesão. É o mesmo valor pago aos herdeiros das vítimas fatais. Já o reembolso hospitalar e médico é de até 2 mil e 700 reais.

Receba nossas notícias em primeira mão!