Buscar no site

Tratamento de canal pela Prefeitura é prioritário a menores de 18 anos

São agendados apenas 16 pacientes por semana para tratamento de canal

Redação AssisCity.com

  • 01/09/14
  • 15:00
  • Atualizado há 499 semanas

O site AssisCity recebeu a reclamação da usuária do Sus, Fernanda Magna, alegando que há mais de dois meses aguarda ser chamada para fazer tratamento dentário de canal e que esse tratamento prioriza os menores de 18 anos, segundo informou a usuária que tem como unidade de referência o Posto de Saúde do Jardim Eldorado.

A redação do AssisCity fez contato com aquela Unidade de Saúde e foi informada de que nas unidades de Saúde são atendidos em média 12 pacientes por dia para tratamentos simples, e se um usuário chega e precisa de atendimento urgente, os profissionais fazem o que precisa ser feito para aliviar a dor, no caso de canal, e depois esses pacientes são encaminhados para tratamento especializado.

O tratamento de canal é feito no Centro de Especialidades e apenas dois dentistas, a Dra Leila e o Dr. Marcos, fazem esse tipo de tratamento e atendem toda a demanda do Município que são encaminhados pelos dentistas da Rede Municipal de Saúde, sendo que cada Unidade tem uma cota mensal.

No Centro de Especialidades os especialistas têm carga horária de 10 horas semanais e são feitos, no total, apenas 16 agendamentos por semana, e a prioridade a menores de 18 anos segue critérios estabelecidos pela própria Secretaria visando com o tempo atender a toda a demanda, segundo informou Toni Oswaldo, coordenador de Saúde Bucal. Os tratamentos de canal são demorados, em alguns casos, e enquanto não se libera um paciente, outro não é agendado.

Toni Oswaldo informou também que a recomendação é que os pacientes não sintam dor e que os curativos devem ser feitos nas unidades de Saúde. O paciente com dor recebe o curativo e se um mês depois ele sente dor novamente, ele deve voltar à unidade de Saúde fazer novo curativo, o que pode acontecer por até um ano até que surja a vaga.

Em contato com a secretária Municipal da Saúde, Denise Fernandes confirmou que a prioridade é para menores de 18 anos: "não tem como deixar de fazer o tratamento em crianças e adolescentes e o Município não tem como atender a todos. Esse o motivo de priorizar menores de 18 anos. O mesmo acontece com outras especialidades, como a cardíaca, por exemplo".

Questionada sobre a possibilidade de ampliar o quadro de especialistas em canal, a secretária informou: "não há a possibilidade porque não cabe no orçamento".

Os profissionais da Saúde Bucal da Estratégia da Família trabalham 8 horas diárias, totalizando 40 horas/semanais; os da Unidade Básica da Saúde e os especialistas em canal trabalham 2 horas por dia, totalizando 10 horas/semanais.

Receba nossas notícias em primeira mão!