Buscar no site

Fema realiza 25ª Semana de Informática

Inscrições para as palestras e minicursos podem ser feitas no site www.fema.edu.br

Assessoria Fema

  • 17/09/14
  • 08:00
  • Atualizado há 501 semanas

A Fundação Educacional do Município de Assis - Fema, por meio da Coordenadoria de Informática realiza a partir da próxima segunda-feira, a 25ª edição da Semana de Informática.

O evento acadêmico dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas abordará neste ano o tema, 'Novas ondas tecnológicas: desafios e inovações'.

Segundo o coordenador da área de Informática da Fundação, Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto esta edição representa um marco histórico para Assis e Região e o objetivo é discutir os desafios e inovações das novas ondas tecnológicas para a área de Tecnologia da Informação- TI, em âmbito nacional.

"Este ano o evento irá focar nas novas ondas tecnológicas e o objetivo é trazer para o espaço acadêmico, profissionais que possam contribuir com novos conhecimentos e promover também discussões sobre estas novas ondas tecnológicas, os desafios e inovações na área de TI".

Ao longo da semana serão oferecidas duas grandes palestras, 14 tutoriais e minicursos, mesa redonda e mostra de software. As atividades programadas visam analisar a produção de software no Brasil, ampliar e desenvolver canais de inserção dos alunos no mercado de trabalho, desenvolver, nos alunos, o espírito empreendedor, incentivar a participação dos alunos nas atividades acadêmicas e ampliar as pesquisas na área, contribuindo para o desenvolvimento Científico-Tecnológico.

Na segunda-feira, 22, a palestra 'Mobilidade Inteligente: Tecnologias para Veículos Comunicantes' ministrada pelo Profº Dr. Edson Moreira, abre a programação da Semana.

Na terça-feira serão oferecidos cinco tutoriais e minicursos, sendo: Introdução a Java: desmistificando os passos iniciais e estruturas; Java + Hibernate; HTML5, CSS3 e Java Script; Aplicativo móvel multiplataforma utilizando os framework Sencha Touch e PhoneGap; Java com JSF 2.2 e JPA 2.1; e Introdução à Computação em Nuvem com Desenvolvimento de Simples Aplicações.

Na noite de quarta-feira, ocorrem mais quatro tutoriais e minicursos: Explorando o cloud computing: Google e suas ferramentas para uso pessoal e profissional; Desenvolvimento ágil de aplicações web com Ruby on Rails; Login Seguro em PHP e MySQL; e BI (Business Intelligence) como diferencial competitivo para a tomada de decisão organizacional.

Na quinta-feira, Eduardo Lima, da EMC - Academic Alliance Manager ministra a palestra sobre 'O Universo Digital: Desafios e Oportunidades Geradas e a Influência da 3ª Plataforma'.

Na sexta-feira acontece a tradicional mesa redonda, com a participação de cinco ex-alunos, André Gustavo Souza Garbosa, lead solution architet (LSA) América Latina da Electrolux do Brasil / TI; Bruno Belizário, arquiteto de software da empresa: BRQ IT Services; Eduardo de Oliveira Garcia, desenvolvedor Java, na Editora Abril; Luciana Montes Regazzini, coordenadora de Novos Projetos, na Damásio Educacional; e Pedro Varela, gerente de Suporte, na Web Managers.

Ainda durante a 25ª Semana de Informática da Fema ocorre a II Mostra de Software, que tem por objetivo divulgar os softwares, websites e/ou aplicativos móveis desenvolvidos com tecnologia atuais voltadas para gestão empresarial, educação, ciência ou entretenimento.

A programação da Semana termina na manhã de sábado, dia 27, com os minicursos e turoriais: Introdução a linguagem de programação Scala; Sistema em camadas com EJB; e Construindo Games com Python.

O coordenador, Dr. Alex Poletto ainda destaca a parceria que os cursos da área de Informática da Fema vem mantendo com empresas da área de TI de Assis e região, tanto que, o evento acadêmico deste ano conta com o apoio das empresas: TOTVS, VSM SHOP, VSM Ourofarma, Komeia Interativa, Lima Software, Web5, VIP Sistem, Sensor Map - Geotecnologia, Penze, Engemap - Geoinformação, Web Managers - ERP - Automação Comercial.

Com o objetivo de promover uma integração entre estas empresas e os participantes do evento, o evento oportunizará na abertura das palestras e da mesa redonda um espaço de apresentação destas empresas. A iniciativa também promoverá aos alunos e participantes do evento a oportunidade de conhecer melhor o mercado de Ti em Assis e região.

Para efetuar inscrição ou conferir a programação completa do evento acesse, www.fema.edu.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!