Buscar no site

Palestra com Dr. Thiago Baldani e confraternização marcam o fechamento da XV Semana Jurídica da Fema

O ciclo de palestras terminou na noite da última quinta-feira, 11, com a palestra sobre a 'Segurança Jurídica no Novo Código de Processo Civil'

Assessoria Fema

  • 20/09/14
  • 08:00
  • Atualizado há 496 semanas

Entre os dias 08 e 11 deste mês, a Fundação Educacional do Município de Assis - Fema promoveu sua XV Semana Jurídica, que neste ano tratou sobre a reforma do Código de Processo Civil, tema atual e que deve em breve promover mudanças na área jurídica no país.

Durante os dias 08 e 11 o evento promoveu para estudantes e profissionais diversas palestras, ministradas por profissionais, autoridades, pesquisadores e professores de renome na área do Direito.

Na noite de quinta-feira, dia 11, o ciclo de palestras do evento terminou com o tema 'Segurança Jurídica no Novo Código de Processo Civil', apresentado pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Thiago Baldani Gomes de Filippo, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Assis, Mestre em Ciência Jurídica pela UENP e Mestre em Direito Comparado pela Samford University -EUA.

O Palestrante, que também é coordenador do Núcleo da Escola Paulista de Magistratura de Assis, acompanhou a maioria das palestras proferidas durante a Semana Jurídica, o que, atrelado ao seu vasto conhecimento e experiência na área, permitiu ao mesmo promover uma fala de fechamento perfeita. Todos os conhecimentos apresentados pelos Doutores, Marcus Onodera, Eduardo Alvim de Arruda foram complementados e conectados durante a palestra do Juiz Dr. Thiago Baldani.

Dr. Thiago iniciou sua fala esclarecendo sobre o tipo de segurança argumentada, no título da sua palestra, a se observar no novo Código de Processo Civil. Para ele, o tema abordado é atual e palpitante, visto que trata dos pontos principais do novo Código de Processo Civil, que muito em breve deve se tornar uma realidade.

Segundo ele, o Código tenta organizar, sistematizar e simplificar a matéria. Neste sentido, ele falou dos mecanismos principais, que tentam conferir uniformidade e coesão ao Código, entre eles, as súmulas e a assunção de competências.

Dr. Thiago ainda sensibilizou os estudantes presentes sobre a nova realidade que deverão vivenciar após a sanção do Novo Código de Processo Civil e lembrou que, não cabe ao Juiz ser acadêmico, ele deve ser senso, conhecer amplamente o Direito e saber aplicar a Doutrina com excelência. Para ele o novo Código é um importante passo, que deverá impactar na área do Direito, mas não é tudo.

Na oportunidade Dr. Thiago Baldani falou da satisfação de participar do evento da Fema, por meio da parceria com a Escola Paulista da Magistratura, enfatizando que esta parceria vem ocorrendo há alguns anos, com a contribuição do coordenador do curso de Direito da Fema, Prof. Me Gerson José Beneli, o qual o Juiz parabenizou pela iniciativa e sucesso da Semana.

A Semana Jurídica contou com a colaboração de uma Comissão Organizadora formada por alunos do curso de Direito da Fema, são eles: Adriana Israel de Lima, Ana Laura Reganim Elias, Augusto Camarotto Santos, Aurora de Lima, Camila Silva Cândido, Cecília Barchi Domingues, Flávio de Oliveira, Juliana Letícia marques dos Santos, Marcos Miranda, Marcelly Stéphanie Melo e Souza, Marcelo garrido Boranga, Rafaela Gomes Alves, Amanda Cristina Furlan, Andrécia Gillyanne de Oliveira pereira, Bruna Graziele de Lima, Carlos Eduardo caram Bicalho, Cleide Aparecida Vilarinho Takaasi, Gisele de Oliveira damasceno, Luiz Carlos Gonçalves, Marcos Augusto Sachetti, Matheus Scalco Francisco, Mariani Cristina Amaral, Raquel Acunha Miaissi e Thomáz Armando Nogueira Mathias.

O Coordenador Prof. Me. Gerson José Beneli agradeceu a contribuição do palestrante, Dr. Thiago e todo o apoio da Escola Paulista de Magistratura ao evento da Fema. Ele também falou do sucesso do evento, do alto nível dos palestrantes e agradeceu os apoiadores da Semana.

"Concluímos a Semana na quinta-feira e na sexta-feira realizamos a confraternização com os alunos e a Semana foi um sucesso. Acredito que os alunos gostaram de todas as palestras. O tema deste ano é um pouco espinhoso, a reforma do Código de Processo Civil, mas creio que cumprimos nossa meta. E conseguimos, falar de um tema tão espinhoso, com palestrantes que o tornaram mais amigável para os alunos. Os primeiros comentários foram de que as palestras foram de alto nível e assim nos resta agradecer, primeiramente, a nossa equipe de apoio formada por alunos do curso de Direito da Fema, que nos apoiaram desde a organização até a execução no salão da ACIA, ao Buffet Bela festa e a Escola Paulista da Magistratura, em nome do Dr. Thiago Baldani, que colaboraram enormemente para o sucesso do nosso evento. Também agradecemos nossos professores, e em especial, a Direção do Imesa/Fema, que nos apoiou e se dedicou para que, a Semana alcançasse o nível de qualidade, com que foi realizada".

Confraternização - Na noite de sexta-feira, 12, após quatro dias de muitos aprendizados, alunos e professores do curso de Direito da Fema se reuniram na Casa da Amizade para uma agradável confraternização.

Com a boa comida oferecida pelo Buffet Bella Festa e ao som de Contato Imediato, os participantes comemoraram o sucesso de mais uma Semana Jurídica.

A Confraternização ocorreu na Casa da Amizade e envolveu um grande número professores, de alunos e familiares.

Receba nossas notícias em primeira mão!