Buscar no site

Vereadores comentam falta de respeito no trânsito de Assis por motoristas e pedestres

Durante os comentários foi cobrado mais investimentos do Poder Público municipal e mais educação das pessoas que trafegam ou circulam a pé pelas ruas da cidade

Redação Assiscity.com

  • 23/09/14
  • 15:00
  • Atualizado há 496 semanas

O acidente ocorrido no último domingo e a Semana Nacional de Trânsito foram o 'start' para que vereadores assisenses iniciassem comentários a respeito do comportamento das pessoas. Durante os comentários foi cobrado mais investimentos do Poder Público municipal em ações de prevenção a acidentes através do Departamento Municipal de Trânsito e contratação de novos agentes, bem como mais educação das pessoas que trafegam ou circulam a pé pelas ruas da cidade.

O primeiro a tratar do tema foi Valmir Dionísio, que por muitos anos foi policial militar rodoviário. "Quando eu era da Polícia Rodoviária sempre havia campanhas em parcerias com escolas, como a ETEC, escolas estaduais. Mas este ano, que eu saiba, o Município não teve nenhuma iniciativa. Com relação ao Departamento de Trânsito nem dá para cobrarmos muito porque o efetivo é muito pequeno. Faltam agentes para fazer as fiscalizações. Nós não queremos uma indústria de multas, mas que se autuem os que realmente foram infratores. A bebida, como no caso do acidente do domingo, não pode ser tolerada. E que os delegados não sejam brandos, não arbitrem fianças que possam ser pagas e fazer com que o infrator responda em liberdade e deixe a sensação de impunidade", comentou.

Em seguida, Adriano Romagnolli complementou a ideia de Dionísio enfocando a importância de se investir em educação no trânsito. "Nós vereadores pedimos muito, em nome da população, um semáforo na Rua Floriano Peixoto perto da loja Pernambucanas, onde já havia placa de 'Pare' e depois de um investimento de R$ 100 mil, o semáforo foi instado. Só que estes dias vi pessoas passando no farol vermelho e pedestres que não respeitam o sinal. Então estamos trocando simples placas por sinais luminosos caros, mas o desrespeito continua. Não adiantaria colocar semáforo em casa cruzamento onde acontece acidente porque teria em quase todas as esquinas e o problema não será resolvido. No meu entendimento, falta uma campanha de conscientização e de educação para mudar o comportamento", defendeu Romagnolli.

Outros comentários

O vereador Pastor Edinho comentou sobre faixas de pedestres apagadas e Eduardo de Camargo citou que há escolas onde a frente não tem faixa de pedestre pintada o que seria uma forma de educar as crianças para crescerem com consciência.

Alexandre Cobra Vêncio enfatizou que na sexta-feira passada houve grave acidente no cruzamento das ruas Regente Feijó com a Padre David em que um carro foi atingido por outro, sendo que a condutora do carro que foi atingido só não sofreu ferimentos mais graves porque usava o cinto de segurança. "Isso mostra o quanto é importante as pessoas que pensem 'só vou logo ali, nem precisa de cinto de segurança', que repensem suas atitudes. E penso que é necessária uma campanha de prevenção e conscientização", concluiu.

Alcides Coelho considera que Assis, com mais de 100 mil habitantes e 70 mil veículos registrados, já não pode se limitar ter um Departamento, mas que deveria ter uma Secretaria Municipal de Trânsito. Bentinho, acrescentou que enquanto não se instala uma Secretaria no lugar do Departamento, que se deveria contratar mais agentes para fazer controle, orientação em sinais (semáforos), a condutores e pedestres.

Receba nossas notícias em primeira mão!