Buscar no site

Professor da Fema apresenta artigo em Conferência Internacional de Informática

Após a apresentação do artigo na CLEI, uma versão da pesquisa do Professor Guilherme de Cleva Farto será divulgada na revista Electronic Notes in Theoretical Computer Science

Assessoria Fema

  • 30/09/14
  • 14:00
  • Atualizado há 499 semanas

Entre os dias 15 e 19 de setembro, o professor da área de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema, Guilherme de Cleva Farto esteve em Montevidéu, Uruguai, onde participou da 40ª edição da Conferencia Latinoamericana en Informática - CLEI 2014.

A Conferência é um evento anual realizado pelo 'Centro Latinoamericano de Estudios en Informática', que reúne investigadores, docentes e estudantes de universidades e centro de investigação da América Latina e tem, como objetivo principal, a discussão, investigação e desenvolvimento de tecnologias. Durante o evento são apresentados resultados de estudos, promovendo a troca de experiências entre projetos de diversas áreas, tais como computação gráfica, infraestrutura (hardware e software), engenharia de software, inteligência artificial, sistemas de grande escala, bancos de dados e teoria computacional.

A edição 2014 do evento foi realizada em parceria com cinco universidades do Uruguai: Universidad de la República (UdelaR), Universidad Católica del Uruguay, Universidad ORT Uruguay, Universidad de Montevideo e Universidad de la Empresa. As apresentações foram realizadas no Edifício Polifuncional José Luis Massera na Facultad de Ingeniería, UdelaR.

Durante o evento, o professor Guilherme de Cleva Farto, docente no curso de Ciência da Computação, apresentou um artigo intitulado 'Evaluating the Model-Based Testing Approach in the Context of Mobile Applications'. O trabalho é fruto de uma avaliação experimental realizada como parte de suas pesquisas no mestrado em Computação Aplicada (Engenharia de Software), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a orientação do Prof. Dr. André Takeshi Endo.

O artigo 'Evaluating the Model-Based Testing Approach in the Context of Mobile Applications' tem como foco principal a avaliação da técnica de Teste Baseado em Modelo (em Inglês, Model-Based Testing ou MBT) para testar aplicações móveis, mais precisamente as desenvolvidas na plataforma Google Android. Junto à técnica de teste MBT, empregou-se a modelagem com Event Sequence Graph (ESG) para representar, graficamente, as funcionalidades de uma aplicação móvel. A execução do experimento proposto no trabalho forneceu subsídios válidos para a resolução de três questões de pesquisa: 1. Os conceitos de TBM podem ser utilizados, em seu estado atual, para verificar e validar requisitos funcionais em aplicações móveis?; 2. Quais os resultados e desafios identificados a partir de testes automatizados com TBM em aplicações móveis?; 3. Quão efetivos foram os modelos e casos de testes gerados, concretizados e executados na aplicação móvel avaliada?.

Sobre o trabalho apresentado, o professor destacou que, o artigo 'Evaluating the Model-Based Testing Approach in the Context of Mobile Applications' foi considerado um dos melhores apresentados na Conferência, segundo avaliação feita pelos organizadores (chairs) da área de Engenharia de Software da CLEI, e, por isso, uma versão da pesquisa será divulgada na revista Electronic Notes in Theoretical Computer Science (ENTCS - http://www.entcs.org/). A ENTCS é responsável pelo registro e divulgação de trabalhos de alta qualidade realizados no campo teórico de Ciência da Computação.

O Professor Guilherme de Cleva Farto é graduado em Ciência da Computação, pós-graduado em Engenharia de Componentes Java e mestrando em Computação Aplicada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Guilherme também é desenvolvedor de soluções Java na TOTVS há cinco anos, professor de cursos de graduação e pós-graduação com e autor de palestras e treinamentos com ênfase em Java, Google Android, Mobile Testing, Service-Oriented Architecture (SOA), Metaprogramação e Programação Reflexiva e Computação Física com Arduino.

Mais informações sobre a Conferência Internacional estão disponíveis no site www.clei.org/clei2014. Para saber mais sobre os cursos de Informática da Fema acesse, www.fema.edu.br.

Professor Guilherme de Cleva Farto

Receba nossas notícias em primeira mão!