Buscar no site

Parceria entre Fema e EMC Academic Alliance é divulgada durante programação da 25ª Semana de Informática

Durante a programação da 25ª Semana de Informática, Eduardo Lima, da EMC - Academic Alliance Manager, palestrante na noite do dia 25, divulgou a parceria firmada entre a Fema e a gigante no mercado de tecnologia

Assessoria Fema

  • 01/10/14
  • 13:00
  • Atualizado há 498 semanas

A 25ª Semana de Informática superou as expectativas e promoveu ao longo de seis dias novos conhecimentos e oportunidades aos alunos da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema e demais participantes do evento.

Na noite da última quinta-feira, 25, o gerente de programa da EMC - Academic Alliance Manager ministrou a palestra 'O Universo Digital: Desafios e Oportunidades Geradas e a Influência da 3ª Plataforma'. Durante sua fala, ele apresentou a EMC e divulgou ainda uma importante parceria firmada entre a empresa e a Fema.

Eduardo agradeceu a Fema pelo convite e pela oportunidade de falar da EMC, e principalmente do mercado atual, na área de TI. O gerente de programa da EMC dedicou a abertura da sua palestra a apresentação da empresa, uma multinacional e uma gigante no mercado de tecnologia. Em seguida, ele falou aos alunos e demais participantes do evento sobre os desafios na área de TI, sobre a evolução do mercado e as tendências.

"Meu objetivo foi falar aos estudantes sobre o mercado de trabalho, sobre as novas tecnologias, os novos caminhos e desafios, e quais as oportunidades de emprego nestas novas tecnologias". Eduardo Lima também falou de competências importantes aos profissionais da área, como as certificações e o inglês.

Durante sua participação na 25ª Semana de Informática, o gerente Eduardo Lima ainda falou sobre a importante parceria firmada entre a EMC e a Fema.

"Firmamos com a Fema uma importante parceria, estritamente acadêmica. Nós da EMC, hoje líder de mercado, decidimos que seria nosso papel ajudar o mercado a se preparar, com isso trouxemos nossos cursos profissionais para dentro da Fema. Temos trabalhado com os professores da Fundação, com capacitações, para que eles possam repassar estes conhecimentos aos alunos. Estamos oferecendo quatro cursos, o de Armazenamento de Dados, de Cloud Computing, BackUp e de Data Science, que é um dos grandes assuntos do momento.

Vale lembrar que, estes cursos são conceituais, teóricos, onde não falamos de produtos EMC, especificamente. O que queremos é que estes profissionais conheçam os conceitos que estão por traz de cada assunto para que eles possam desenvolver suas carreiras em cima disto".

Eduardo ainda destacou que, o mercado está mudando muito rápido, adotando novas tecnologias e isso tem gerado a falta de profissionais capacitados, principalmente nas áreas de Cloud, de Armazenamento e agora na área de Big Date. "Hoje o mercado está aquecido e está a procura de profissionais capacitados nestas áreas".

Sobre a parceria, o coordenador da área de Informática da Fundação, Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, falou que a EMC oferece a Fundação materiais e treinamentos gratuitos para docentes, bem como um portal com estudos de casos e papers para os alunos. "A EMC tem um grande trabalho na área de treinamentos e a efetivação dos benefícios previstos nesta parceria já começaram a promover resultados. Tivemos a participação de docentes da Fema em cursos em São Paulo e o objetivo agora é que, estes professores possam atuar como multiplicadores e instrutores destas novas tecnologias no espaço interno da Fema. Esta é uma parceria que beneficia inicialmente os professores, mas que tem como objetivo principal preparar nossos alunos, com acesso a conteúdos atuais e modernos" finalizou o Coordenador.

Antes da palestra do gerente da EMC, empresas parceiras da Semana de Informática se apresentaram e falaram aos futuros profissionais de TI, as oportunidades que o mercado de Assis e região oferecem.

A primeira empresa a se apresentar foi a Penze, uma empresa recente no mercado e que foi apresentada por Eder Pires da Fonseca, que na oportunidade falou da satisfação de participar do evento da Fema e das novas tecnologias trabalhadas na Penze.

"Somos uma empresa genuinamente nas nuvens, que atua com Cloud Computing que é uma linguagem muito procurada, por ser hoje uma tendência mundial. Somos uma 'start up' e temos uma ideia nova na prestação de serviço, que é a tecnologia da informação com foco em gestão de negócios".

Em seguida a empresa VipSystem foi apresentada por Paulo Vitor, que falou da área de atuação da empresa e das oportunidades de estágio. "Primeiramente falamos sobre a empresa, do ramo que trabalhamos e das oportunidades de estágio. Estamos há dois anos no mercado e trabalhamos com várias tecnologias, que envolvem, tanto a área de desktop, como de soluções no ambiente da internet 'web'". Paulo Vitor ainda falou da importância da Fema como formadora de mão de obra de qualidade. "Para a VipSystem e para outras empresas do ramo, a Fema tem sido uma grande parceira, oferecendo bons profissionais".

Encerrando o espaço do patrocinador da noite, os alunos e demais participantes acompanharam a história da empresa Web5, que foi apresentada por Adriano Romagnoli, empresário, ex-aluno da Fema e também vereador, na cidade de Assis.

"Foi uma experiência gratificante, principalmente porque sou ex-aluno da Fema, poder apresentar nossa empresa neste evento. Uma empresa que está no mercado desde 2008 oferecendo soluções na área de informática. Mas, muito além de apresentar ou fazer propaganda da empresa, nós fizemos um incentivo para os alunos da área de TI da Fema para que se apaixonem cada vez mais pela área". Adriano ainda falou que a Fema é precursora de todo desenvolvimento de tecnologia, que se tem hoje em Assis. "A Fema começou sua história lá trás e cada vez mais tem dado um passo maior para se tornar uma instituição cada vez mais respeitada, devolvendo para a sociedade empresas e profissionais que, com certeza, vão desenvolver um novo momento para a cidade de Assis na área de tecnologia".

Para saber mais sobre os cursos de Informática da Fema acesse, www.fema.edu.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais